Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Festa na AML

Lançamento do primeiro romance de Eduardo Mahon é marcado por grande público; Veja fotos

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Lançamento do primeiro romance de Eduardo Mahon é marcado por grande público; Veja fotos
Flores, ornamentos, sofás, iluminação colorida, cerimonial com máscaras e muitas pessoas circulando. Era assim que estava o salão nobre da Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-Grossense de Letras, nesta terça-feira (14) a noite. Na ocasião, o presidente da AML, Eduardo Mahon, apresentou ao público seu primeiro romance, “O cambista”.

Leia mais:
Eduardo Mahon lança nesta terça-feira seu thriller ambientado no mundo dos segredos

Mahon afirmou em diversas entrevistas que o seu novo livro não tem traços auto-biográficos. “O cambista”, primeiro romance do escritor, é sua terceira obra publicada. A primeira foi o livro de contos “Nevralgias” (2013) e o segundo “Doutor Funéreo e outros contos de morte” (2014). Na ocasião de seu lançamento, 330 exemplares do romance foram venidos,



“O cambista”, editado pela Carlini e Caniato, já está disponível nas livrarias de Cuiabá. A diferença agora é que o livro também será distribuído pela livraria Cultura, ultrapassando as fronteiras mato-grossenses. Para aqueles que estão se perguntando, a nova obra de Mahon não tem traços de regionalismos: É, na verdade, atemporal, não há definição de espaço e os nomes dos personagens indicam um país no Leste Europeu. O livro também estará disponível no site da editora.

Sobre “O Cambista”



A história acompanha a jornada de Erick Plum, que de garoto problema com grande aptidão para matemática, torna-se um rico executivo com a fórmula de otimização que criou. Mas Plum trabalha em um ramo de negócios curioso: com a venda de segredos. A fórmula que criou ajuda a empresa a comprar os segredos, relacioná-los e vendê-los por quantias muito maiores. Com este gênio da matemática, o faturamento da Anonyme S/A cresceu de forma vertiginosa, deixando os concorrentes intrigados.

Eis como funciona o negócio da venda de segredos: Uma pessoa, precisando de dinheiro, decide vender um segredo que tem. Ela vai até uma das empresas de câmbio (no livro, são três), conta o segredo e recebe uma quantia pelo que contou. Se a pessoa quer deixar o segredo seguro, sem que ninguém possa usá-lo, ela terá de pagar juros mensais até ter o dinheiro para resgatá-lo. Se ela não pagar estas taxas, o segredo passa a ser da empresa, que pode vender o fato para políticos, para a imprensa ou para quem interessar.



A princípio, o negócio tinha lucratividade média, pois a maioria dos segredos eram detalhes da vida pessoal dos vendedores que pouco interessaria a compradores maiores. Mas com a fórmula de Erick Plum, estes pequenos segredos podem ter as informações cruzadas e, no meio dos arquivos da Anonyme S/A, surge um grande escândalo com um valor de venda considerável. Tudo estaria muito bem para todos, se Erick Plum também não tivesse um segredo.

Próximos trabalhos

Depois de lançar dois livros de contos e apresentar agora seu primeiro romance, Mahon também já prepara sua estreia no mundo dos versos. Os livros “Meia Palavra Vasta”, “Palavra de Amolar” e “Palavrazia” compõem a trilogia poética do escritor. De acordo com Mahon, os três livros serão lançados juntos em 2016.



Outro projeto de Mahon é seu segundo romance, ainda em fase de produção. Com o título provisório de “Autobiografia de Paul Zimermman”, o livro irá navegar pelo mundo da esquizofrenia, delírios e hospitais psiquiátricos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet