Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Programação cultural

Literatura, concertos, esporte e lazer marcam mês de setembro na UFMT

Foto: Reprodução

Literatura, concertos, esporte e lazer marcam mês de setembro na UFMT
A Universidade Federal de Mato Grosso começou o mês de setembro com uma programação recheada de atividades culturais e recreativas. Piquiniques literários, orquestra, esporte e muito mais fazem parte do calendário para o mês de setembro, dentre muitas outras coisas.

Leia mais: Há 9 anos Clóvis Matos 'transporta' livros para o interior; Conheça o Inclusão Literária

Um dos projetos, chamados “Piqueniques Literários”, acontecerão no período de 2 a 18 de setembro, e terão como sede, na terça-feira (09) da semana que vem, o Auditório do Centro Cultural, na UFMT. Das 8h às 12h serão realizadas oficinas de contação de história, e ainda, estará à disposição uma biblioteca itinerante. O interessado em participar deve se inscrever ligando para o número (65) 3615-8121, ou indo até o Centro Cultural da UFMT.

O “Contos do Mato” é uma proposta de fomento a cultura literária em Mato Grosso que incentiva a difusão, produção e qualificação dos agentes produtores de cultura do Estado através de intercâmbios culturais e artísticos. Nesta fase do evento, serão realizados os Piqueniques Literários, que passarão por pontos conhecidos da cidade, como a Praça Alencastro e Clóvis Cardoso. As atividades começam nesta terça-feira (2), às 13h e vão até às 17h, na Praça Popular, centro de Cuiabá.

Orquestra sinfônica da UFMT

No dia 07 de Setembro de 2014, às 20h, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fará mais um concerto da Temporada 2014 no Cine Teatro Cuiabá. O programa faz um percurso histórico que vai desde o período barroco e clássico, com Bach e Mozart, passando pelo romântico com Dvorák e Bizet, até o contemporâneo, com peças do compositor brasileiro e maestro Edmundo Villani-Côrtes.

Com Direção Artística do maestro Fabrício Carvalho, a Orquestra Sinfônica da UFMT anuncia os próximos concertos da temporada: dia 15 de outubro, também no Cine Teatro Cuiabá e, de 07 a 10 de dezembro, o Concerto Noite de Gala, um espetáculo que reunirá a Orquestra com o corpo de Baile do Ópera Ballet, marcando as comemorações dos 44 anos da UFMT e também a entrega da reforma do Teatro Universitário. Os ingressos para a apresentação do dia 07 de setembro serão vendidos na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá a partir do dia 02, terça-feira, e custarão R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia entrada.

Cantos do Brasil

O mês começa com o concerto “Dos Cantos do Brasil”, do Coral Infanto Juvenil da UFMT, nos dias 6 e 7, às 19h, no auditório do Centro Cultural UFMT, e a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade, Dia 7, às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. Com esses dois concertos, a UFMT oferece opções no campo da música popular, com as crianças e jovens do Coral Infanto Juvenil cantando um repertório de artistas como Lenine e Jackson do Pandeiro, e também no campo da música erudita, com a Orquestra interpretando obras de compositores clássicos como Bach e Mozart.

Cineclube Coxiponés

Todas as quintas-feiras do mês, acontece a Sessão Coxiponés, no auditório do Centro Cultural. Realizada pelo Cineclube Coxiponés, a sessão, este ano, exibe filmes com a temática feminina:

04/09 - Sessão dupla Grey Gardens
17h - Grey Gardens. Dir. Albert Maysles, David Maysles , Muffie Meyer, Ellen Hovde. Documentário. EUA, 1975, 94 min.
19h - Grey Gardens. Dir. Michael Sucsy. Drama. EUA, 2009. 100min
11/09 - Hanna Arendt. Dir. Margarethe Von Trotta. Drama. Alemanha/França, 2012. 113 min.
18/09 – Estamira. Dir. Marcos Prado. Documentário. Brasil, 2004, 115min.
25/09 – Um céu de estrelas. Dir. Tata Amaral. Drama. Brasil, 1996, 116 min.
Todas as programações da Procev podem ser acompanhadas nos canais institucionais da UFMT e também na fan page (clique AQUI).

Outras atividades

No dia 13 de setembro, a Coordenação de Esporte e Lazer (CVEL) realizará a sexta edição do Festival de Pipas. Um evento para as famílias de Cuiabá trazerem seus filhos e brincarem com a tradicional “pandorga”, enfeitando o céu do Campus Universitário.

No dia 18, o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) inaugurará a exposição “Pintando sobre a copa as belezas de Mato Grosso”, do artista residente da UFMT, Nilson Pimenta, e convidados da região Centro-Oeste. O MACP ainda oferecerá, no dia 23, dentro de seu espaço expositivo, a segunda edição do projeto Museu Convida com Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da UFMT.

No Dia 25, a Gerência de Projetos Culturais da Procev realizará o Armazém Universitário no Centro Cultural. Começando a partir das 18h, o Armazém é um espaço de convívio para a comunidade, com feiras de artesanatos, feira gastronômica e apresentações artísticas.

No último domingo do mês, dia 28, acontecerá o Hellbets. O evento oferece ao público uma tarde de jogos e atividades esportivas: futebol de golzinho, damas, truco, slackline, skate e o Bets como carro chefe. O Hellbets é produzido por alunos da Universidade e conta com o apoio da Procev, através do Programa de Apoio à Cultura, Esporte e Vivência Universitária (PRÓ).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet