Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

viver bem

Loja de produtos orgânicos investe em cooperativas artesanais e pretende abrir lanchonete

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Loja de produtos orgânicos investe em cooperativas artesanais e pretende abrir lanchonete
Fabiana Alves e Atani Herani se conheceram na faculdade de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Depois de formadas, as duas amigas se distanciaram e passaram anos viajando pelo Brasil analisando solos e minérios. Até que decidiram que precisavam ficar mais perto da família e, para isso, abrir um negócio próprio em Cuiabá.

Leia mais:
 Menina Bollinho: Cafés, bolos sem glúten e lactose e cupcakes num estabelecimento familiar

“Eu ficava 30 dias trabalhando direto no meio do mato, e folgava 10 para ver a família. Teve uma vez que cheguei a ficar oito meses em um alojamento na floresta, sem voltar para casa”, conta Atani.

A ideia, então, foi abrir uma loja com produtos que elas viam pelos lugares que viajavam, mas que na época (há quatro anos) ainda não encontravam em Cuiabá: os produtos orgânicos. “Orgânicos são produtos limpos, cultivados sem o uso de agrotóxicos”, explica Atani. Surgiu, então, a loja “Viva Bem Melhor”.

As duas ficaram alguns anos em um estabelecimento na Rua 24 de Outubro, mas há cerca de um mês se mudaram para o Boa Esperança por causa da maior facilidade de estacionamento e dos planos de expansão da loja.

Atualmente são vendidos produtos sem glúten e sem lactose, produtos funcionais (farinha de banana verde, bolos com amaranto), sucos orgânicos engarrafados, grãos como chia, linhaça, chás e outros.

A peculiaridade do local é que a donas dão prioridade a fornecedores de cooperativas artesanais e não a grandes empresas. Alguns exemplos de fornecedores são:

Tribal Brasil

Comunidade do Paraná, formada por imigrantes nórdicos, que produzem chás e especiarias. É possível obter mais informações sobre a cooperativa AQUI e AQUI.

Tui Alimentos



Esta empresa produz refeições, como feijada, risotto, macarrão e caldos de forma desidratada. São usados produtos integrais, hortaliças orgânicas e combinações de cores e sabores junto com as novas tendências da alimentação. Os alimentos também não possuem adição de químicos, colesterol, gorduras e açúcares.

Por serem desidratadas, as porções podem ser estocadas por um grande período de tempo no armário, fora do freezer e geladeira. São ideais para camping, praia, fazendas e trilhas. Mais informações AQUI.

Na Viver Bem Melhor são vendidos também hortaliças orgânicas produzidas em Várzea Grande pela empresa "Terra Estrela". Toda sexta-feira um mix de três folhas e três temperos sai por R$20.

Para o futuro

O plano das amigas, agora, é criar também uma lanchonete. Os pasteis de massa integral, que já são vendidos pré-assados, entrarão no cardápio também. Além deles, lanches frios e quentes, naturais e integrais, e sucos feitos na hora.

“Nós temos, por exemplo, a germinação do trigo que é feita aqui, e a clorofila que nós produzidos. Tudo entrará no cardápio quando a lanchonete ficar pronta”, explica, Athani e Fabiana. Se tudo der certo, as vendas começam no final deste mês.

A Viva Bem Melhor fica na Av. Edgar Vieira, 434, Boa Esperança. Para mais informações no SITE, FAN PAGE no Facebook ou no telefone (65) 30253592.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet