Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

várzea grande

Em conferência, prefeita Lucimar promete fomentar cultura varzeagrandense e expandir potencial da cidade

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Em conferência, prefeita Lucimar promete fomentar cultura varzeagrandense e expandir potencial da cidade
A 4ª conferência Municipal de Cultura aconteceu no último sábado (23), em Várzea Grande, e reuniu produtores culturais da cidade para elaborar políticas públicas e criar um Plano Municipal de Cultura. A prefeita Lucimar Campos esteve presente e afirmou que aquela era uma oportunidade para que os gestores ouvissem o segmento cultural.

Leia mais:
Arte e cultura de Vila Bela voltam para casa com recuperação do Palácio dos Capitães-Generais
História e modernidade são inspirações para concepção de novo museu em Diamantino

“Para se produzir cultura, é necessário também dispor de mecanismos de fomento, a propagação da diversidade que se produz. Para qualquer atividade ter êxito, é fundamental buscar a junção e a socialização do que se cria. Temos em nosso município a grandeza da riqueza e criatividade do nosso povo”, afirmou.

De acordo com a assessoria, Lucimar afirmou que os governantes precisam trabalhar para expandir o potencial cultural varzeagrandense: “Trabalharemos com a missão de assegurar políticas públicas que fomentem esse segmento”, pontuou.
Zilda Pereira Leite, secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer também esteve no local e destacou que a cultura é importante porque ressalta o melhor do povo. E este ‘melhor’ foi discutido ali, por meio de palestras sobre o Sistema Nacional e Plano Municipal de Cultura, Leis de Incentivos Fiscais e Captação de Recursos e CPF da Cultura de Mato Grosso. Além disso, houve mesas de debates, oficinas, grupos de trabalho e atrações culturais.

“Os integrantes das quatros mesas de debates elaboraram a minuta do Plano Municipal de Cultura. As principais reivindicações do Plano são o Sistema Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, entre outros. O plano foi elaborado por diversos segmentos da sociedade como música, dança, audiovisual, artes cênicas, literatura, artes plásticas, design, tradição, cultura popular entre outros. O Plano visa fomentar a cultura e agregar forças ao vários segmentos. Todos estão esperançosos e acreditam que agora o Plano será uma realidade para o meio cultural de Várzea Grande”, finalizou a superintendente de Cultura, Gisa Barros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet