Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Tradição católica

Manto do Senhor Bom Jesus de Cuiabá fica na casa de Mauro Mendes até dia 28

Foto: Reprodução

Manto do Senhor Bom Jesus de Cuiabá fica na casa de Mauro Mendes até dia 28
Setembro é o mês do padroeiro da capital mato-grossense, Bom Jesus de Cuiabá, e para homenageá-lo acontecem, até dia 28, diversos eventos por aqui. Um deles foi a entrega do manto do Senhor Bom Jesus para o prefeito Mauro Mendes e a primeira-dama Virgínia Mendes, que aconteceu na última segunda-feira (15) ao final da missa pela Cura da Catedral Metropolitana, do padre Edimilto Mota.

Leia mais: Casa Cor Mato Grosso 2014 encerra-se com um saldo de 22 mil visitas

O manto que cobre a imagem do Senhor Bom Jesus se encontrava no altar da Catedral e sua entrega retoma uma tradição de mais de 200 anos, que estava inativa há mais de 10. Segundo o padre, em 1719 (10 anos após a fundação do Arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá) o fundador Pascoal Moreira Cabral e um grupo de moradores receberam a imagem vinda de Portugal. São atribuídos vários milagres ao mando que a cobre“. Várias pessoas teriam recebido milagres por colocarem as mãos, beijarem, ou encostarem o rosto na peça venerada”.

O ato de entregar o manto às principais autoridades da cidade, pela tradição, é uma forma de interceder para que o padroeiro ilumine as ações do prefeito em favor da população. O manto ficará na residência do casal Mauro e Virgínia Mendes até dia 28, onde alguns atos religiosos deverão ser realizados.

Evento

Desde o início deste mês a Arquidiocese está realizando atividades em homenagem ao Bom Jesus. A primeira semana foi dedicada à visita de religiosos e ministros a enfermos em suas casas e hospitais. Já na segunda, a Semana da Misericórdia, os padres ficaram à disposição dos fiéis para confissões. De ontem, segunda-feira, até dia 25, será realizada após a missa das 18h30min, na Catedral, a Novena do Senhor Bom Jesus.

O encerramento das atividades e solenidades em honra ao Senhor Bom Jesus, acontece no último domingo do mês, dia 28, com uma missa solene, às 17 horas, seguida de procissão na área central e quermesse na Praça da República.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet