Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Notícias / Literatura

Mato-grossense de 23 anos lança segundo livro e terceiro está a caminho

Da Redação - Isabela Mercuri

27 Jan 2015 - 12:00

Foto: Reprodução / Internet

Mato-grossense de 23 anos lança segundo livro e terceiro está a caminho
“Ao passo das horas”, segundo livro do mestrando Joe Sales, será lançado na próxima quinta-feira (05) em Rondonópolis. Quando decidiu publicar o primeiro livro, Joe já tinha 300 poemas escritos, todos separados em coletâneas com títulos específicos, “sou metódico nessa parte”, afirma o escritor.

Leia mais:
Rondonopolitano que já publicou no Museu Nacional de Poesia de Belo Horizonte lança livro na UFMT
Novo livro de Eduardo Mahon traz realidade paralela onde segredos são penhorados

Depois que ele descobriu a editora Penalux, separou duas coletâneas, a “Porta Estreita”, lançada em setembro de 2014, e “Ao passo das horas”. “Pedi para meu amigo-leitor-e-crítico-ferrenho que lesse ambos os textos e me dissesse qual deles eu deveria enviar. A sua escolha (de meu amigo Léo) foi por Porta Estria; não hesitei o enviei. Depois disso, comecei a reelaborar o Ao passo das horas. O que resultou no nascimento de o Livro Fugaz. Primeiro pensei torná-lo em uma coletânea mas depois de pensar e reler o Ao passos vi que ambos se completavam e resolvi juntá-los numa obra única. Daí veio o livro”, conta Joe.

No entanto, poucos dos poemas publicados nos dois livros fazem parte dos 300 iniciais. O autor afirma que, assim como Leminski, acredita que “o mundo não deve ler os nossos treinos poéticos”.

O segundo livro, “Ao passo das horas”, fala sobre sentimentos. Segundo Joe, sobre “Como o tempo escreve nas incertezas em nosso peito os silêncios do instante já”. Ele busca unir o formal e o informal, e é formado por quase poemas, ou frases que se juntam e se separam ao longo do livro. “Pede ao leitor paciência e pressa”, comenta o poeta.

O lançamento acontece na quinta-feira às 14h, no Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso em Rondonópolis. Em Cuiabá, o livro será lançado junto com um de Luana Madrepérola, mas ainda não tem data marcada.

O terceiro livro de Joe Sales está em processo de edição. O autor afirma, ainda, que acredita ser importante valorizar os escritores regionais: “chamar as pessoas a conhecer o trabalho poético de autores da nossa região: prestigiar nosso povo, nossa cultura, nosso chão”, finaliza.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Joe Sales
    30 Jan 2015 às 17:25

    Obrigado a todos pelo carinho.

  • luzia Cândido dos Santos
    27 Jan 2015 às 19:17

    Um jovem de 23 anos! Que essa atitude sirva de incentivo, inspiração, exemplo para tantos outros adolescentes e jovens! Não necessário que todos os jovens tenham o objetivo de escrever um livro, mas que se dediquem mais aos estudos, à LEITURA, a busca constante do conhecimento!

  • Ricardo
    27 Jan 2015 às 13:50

    Levem ao conhecimento dele para ele entrar em contato com a Academia matogrossense de Letras. Até onde tenho conhecimento, lá está procurando fomentar escritores locais.

  • Antonia Maciel Couto
    27 Jan 2015 às 13:50

    Parabéns jovem, que muitos possam seguir o seu exemplo.

  • Observador
    27 Jan 2015 às 12:52

    Conheço pessoalmente este rapaz que possui vida muito simples mas é dono de um talento extraordinário. Desde quando cursava o ensino fundamental ele se destacava entre os demais alunos e era admirado por todos os professores, que já previam "este rapaz tem futuro". Parabéns Joemerson!

Redes Sociais

Sitevip Internet