Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

água de beber

Médico afirma que beber água ajuda emagrecer; saiba quais são os outros benefícios e aprenda fazer a saborizada

Foto: Reprodução

Médico afirma que beber água ajuda emagrecer; saiba quais são os outros benefícios e aprenda fazer a saborizada
Todo mundo sabe que o ideal é o consumo diário de ao menos de 2 litros de água, mas você saberia dizer quais os benefícios disso para o organismo humano? Segundo o médico desportista, especialista em medicina preventiva, longevidade e antienvelhecimento, Fábio Cardoso, pelo fato de cerca de 70 a 75 % de o nosso corpo ser constituído por água, ela é essencial para a manutenção da beleza e para o bom funcionamento do organismo. Além disso, segundo ele, água ajuda emagrecer.

O médico explica que a função deste líquido em nosso organismo é bem ampla e que, a adequada hidratação, por exemplo, garante um bom volume de sangue, responsável pelo transporte de nutrientes para as células e eliminação de toxinas, prevenindo fadiga, queda de concentração, dores de cabeça e tontura. “Com o sangue mais fluído a água facilita a absorção de sais minerais e vitaminas principalmente as do complexo B, que são hidrossolúveis, promovendo uma pele mais viçosa, cabelos mais brilhantes e unhas saudáveis”, diz.

Nutricionista ensina como desintoxicar organismo depois de festas de fim de ano
Professor de Muay Thai de Cuiabá vai promover turismo cultural e de treinos para a Tailândia Veja fotos e encante-se


Outro ponto elencado pelo médico é com relação ao sistema digestivo. Ele afirma que a água auxilia na produção de enzimas digestivas, suco gástrico, saliva e muco de todo o trato digestivo garantindo uma boa digestão e absorção de nutrientes, hidrata as fibras dos alimentos, aumentando o volume do bolo fecal, regularizando o funcionamento intestinal.

A ingestão de água também é benéfica à função renal e evita pedra nos rins, bem como infecções urinárias. De acordo com ele, a quantidade e qualidade adequadas das lágrimas (liquido lacrimal) oferecem uma maior proteção contra infecções por vírus e bactérias.

O médico revela que o centro da fome e da sede se encontram na mesma estrutura cerebral chamada de hipotálamo. Portanto muitas pessoas confundem a sensação de sede com a de fome e garante que quem toma mais água sente menos fome. Segundo ele, garantindo uma boa hidratação a tendência é que se ingira uma quantidade menor de comida podendo auxiliar na manutenção ou até a perda de peso.

“Ingerir água gelada é melhor ainda, pois o organismo deverá aquecê-la para sua posterior absorção e isso exige um gasto calórico. Toda vez que entramos num processo de dieta ou redução de peso o organismo tende depois de um período a reduzir o metabolismo, quando é feita uma hidratação adequada conseguimos manter esse metabolismo ativado. Quando desidratados diminuímos nosso metabolismo porque todo processo energético celular e de troca ele depende de hidratação adequada, se não tiver hidratação correta deixaremos de perder peso”, afirma.

Porém mesmo com todos esses aspectos positivos para algumas pessoas beber água ainda é um verdadeiro desafio o que no verão e em dias secos pode ser bem prejudicial à saúde. Para nos ajudar com esse problema a culinarista funcional Lidiane Barbosa ensina receitas de águas saborizadas ou aromatizadas.

Como nos explica Lidiane água saborizada ou aromatizada é uma água mineral acrescida de sabor característico de frutas. Uma ótima saída para o verão e principalmente para que m não tem o hábito de tomar água por achar nosso tesouro “sem graça”. Importante sempre lembrar que se trata de uma água com sabor. E não de um suco aguado.




Confira:

Receita 1

Limão siciliano, alecrim e carambola:
Suco de ½ limão siciliano
1 ramo de alecrim
½ carambola cortada em fatias de 2 centímetros
1 litro de água filtrada
Lave e higienize as frutas e o alecrim
Acrescente o suco do limão siciliano na água.
Acrescente as fatias de carambola e o ramo de alecrim.
Levar a geladeira.

Essa água deverá ser consumida em até 3 horas devido ao amargor do limão.

Função:
Além de desintoxicar purificando o organismo, alto teor de vitamina C aliviando assim problemas respiratórios.
O alecrim também chamado de erva da alegria, combate a tosse, gripe e asma, equilibra a pressão arterial, melhora dores reumáticas e contusões, dentre outros.

Receita 2

Frutas vermelhas, hortelã e cravo da índia:
½ xícara de mix de frutas vermelhas – mirtilho, morango e framboesa
1 ramo de hortelã
1 colher de chá de cravo da índia
1 litro de água filtrada
Lave e higienize bem as frutas e o ramo de hortelã.
Acrescente a água as frutas, o ramo de hortelã e o cravo da índia.
Levar a geladeira.

Função:

As frutas vermelhas tem alto poder antioxidante, protegendo assim contra os efeitos do envelhecimento. Além disso possue ações anticancerígenas, melhoram a visão, melhoram a flora intestinal, estimulam a memória dentre outros benefícios.

Receita 3

Tangerina e cardamomo:
½ tangerina
2 canelas em pau
1 colher de café de semente de cardamomo
1 litro de água filtrada
Lave e higienize a tamgerina.
Tire os gominhos e os acrescente à água.
Acrescente a canela em pau e as sementes de cardamomo.

Leve à geladeira

Função:

O cardamomo produz um agradável efeito aromático. Além de aliviar os problemas digestivos, seu odor é canforado, quente e penetrante. Usa-se também para aliviar problemas urinários

Receita 4

Pepino e hortelã:
1/3 de pepino japonês cortado em fatias finas
1 ramo de hortelã
1 litro de água filtrada
Lave e higienize bem o pepino e hortelã.
Corte o pepino em rodelas bem fininhas.
Coloque as rodelas de pepino na água e acrescente o ramo de hortelã.
Leve à geladeira.

Função:
O hortelã ou menta é uma das plantas mais utilizadas em todo mundo. Funções : calmantes, respiratórias, digestivas, sanguíneas depurando o sangue.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet