Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

mais de 100 fotógrafos

Mostra Fotográfica Kuyaverá revela múltiplos olhares sobre Cuiabá; exposição fica aberta até fevereiro

Foto: José Medeiros

Mostra da Maratona Fotográfica

Mostra da Maratona Fotográfica

São muitas as transformações que Cuiabá vivencia atualmente. Parece que a cidade calma e receptiva não vive mais. Agora o concreto sobe imponente e aquele antigo vilarejo se transforma em uma metrópole. Guardar a memória afetiva do que Cuiabá ainda é para aquilo que se torna foi o maior desafio da I Mostra Fotográfica Kuyaverá. O público pode apreciar o olhar múltiplo de mais de 100 fotógrafos até o dia 1º de fevereiro no Museu da Caixa D´Àgua Velha.

Leia mais: "Sou um homem de quantidade", disse Wlademir Dias-Pino durante solenidade para receber título de Doutor Honoris Causa

“Quais imagens deverão marcar a memória do dia-a-dia nesta época tão particular na capital mato-grossense? A presente exposição contém 44 excelentes candidatas a um lugar nas futuras recordações de cuiabanos e forasteiros porque são frutos dos olhares dos mais de cem fotógrafos participantes, profissionais e amadores. A eles foi concedido o tempo de apenas um dia, 24h para perambular a capital com a missão de captar o melhor de suas paisagens, ambientes, pessoas e transformações”, explica o fotógrafo José Medeiros, um dos idealizadores da Mostra.

O nome Kuyaverá é a metamorfose de como se chamava Cuiabá. “Inicialmente o povoado era chamado Kuyaverá (que em guarani significa "Rio da lontra brilhante") depois em Cuyaverá. Com o tempo mudou para Cuiavá e finalmente Cuiabá e alguns ainda escrevem Cuyabá”, acrescentou Juvenal Pereira.

Juntos a Walter Firmo, os três fotógrafos deram início ao trabalho de seleção de 235 fotografias, tiradas no decorrer de 24 horas em outubro, com lugares, momentos e símbolos que representassem a Cuiabá sob o olhar dos inscritos. Deste total, 44 fotos compõe a Mostra.

“A ideia é fazer com que a fotografia de Mato Grosso comece a mostrar a sua cara, mas fazendo as pessoas entenderem que não precisam fazer uma grande viagem para produzir uma boa foto. Idealizador da Maratona, insisto na ideia da simplicidade para estimular a formação de ainda mais fotógrafos locais. "A boa foto", defendo, "pode estar no seu quintal”, concluiu José Medeiros.

Os premiados da competição foram: em 1º lugar, Emanuelle Rigoni, em 2º Chico Valdiner e em 3º Fábio Motta. Outras sete fotografias receberam menção honrosa.

A I Mostra Fotográfica Kuyaverá está aberta ao público durante os dias de semana das 8h às 17h, e aos finais de semana das 9h às 17h, até o dia 1º de fevereiro no Museu da Caixa D’Água Velha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet