Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cinema

cinema independente

Com shows, oficinas e debates, Mostra Universitária de Audiovisual começa nesta segunda; Confira a programação

Foto: Da Assessoria

Com shows, oficinas e debates, Mostra Universitária de Audiovisual começa nesta segunda; Confira a programação
A tradição das benzedeiras, projetos de intervenção urbana, uso de drogas, agrocombustíveis e relatos sobre o universo acadêmico. Estas são apenas algumas das abordagens que estão no foco dos olhares apurados dos participantes da 12ª Mostra Universitária de Audiovisual Nacional, que ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso.

Leia mais: Mario Friedlander alia fotografia à defesa dos movimentos ecológicos e dos povos tradicionais; veja fotos

O evento contará com diversas atividades, dentre elas shows, debates, oficinas e exibição de filmes diariamente, a partir das 19h.

O supervisor do Cineclube Coxiponés, uma das frentes da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Esportes da UFMT, Moacir Barros, destaca nesta edição a presença expressiva de trabalhos mato-grossenses. “Como a mostra é nacional, normalmente temos mais trabalhos de outros estados, porém, neste ano, a maior parte das produções é local, com uma participação expressiva dos alunos de Jornalismo do campus de Barra do Garças”, destaca.

A mostra já é uma tradição da Universidade Federal de Mato Grosso e tem como meta estimular o desenvolvimento de materiais audiovisuais e cinematográficos entre jovens amantes do cinema.

De acordo com o pró-reitor da Procev, Fabricio Carvalho, a Mostra de Audiovisual Universitário se configura como um recorte importante do cenário audiovisual brasileiro. “O foco é o que universitários e técnicos estão produzindo. É aí que vamos de encontro às tendências e linguagens do Cinema atual”, diz.

Por conta do caráter exibicionista, a premiação é feita em troféus. Na Categoria Universitária, são contemplados o melhor filme de ficção, melhor documentário, melhor experimental e melhor filme universitário eleito pelo júri popular. Já na independente, o júri oficial da mostra premia o melhor filme dentre os inscritos.

Serviço:

12ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário
De 11 a 14 de novembro
Auditório do Centro Cultural da UFMT
Mais informações pelo (65) 3615-8377 ou e-mail cinecoxipones@gmail.com

Veja a programação de exibição dos filmes:

11/11

Bem me quer (8 min 50 seg)
Resumo: O filme conta história das irmãs gêmeas Luciana (Elisa Junqueira) e Miranda (Elisa Junqueira), que são pessoas de per-sonalidades totalmente diferentes. Luciana tem como amigos Tomás (Wallace Magalhães) e Julia (Giovanna Busarello), en¬quanto que Miranda tem como amigo Ítalo (Raphael Corvoisier). Miranda que é apaixonada por Tomás, arma um plano com Ítalo para se passar no lugar da irmã e poder ficar perto do seu amado.

Longe de Casa (2 min 20 seg)
Resumo: A cada semestre milhares de jovens saem de suas cidades em busca da tão sonhada formação acadêmica. Muitas vezes isso os leva para algumas centenas ou milhares de quilo¬metro longe de casa. Este documentário conta algumas dessas historias, de jovens que largaram da barra da saia da mãe e fo¬ram atrás de concretizar seus projetos de vida. Todos estudam na UFMT, em Cuiabá e vieram de cantos diferentes do país, suas his¬tórias, escolhas e apuros estão registrados neste documentário.

Estrondo (17 min 45 seg)
Resumo: Estrondo dá voz aos moradores de Ponta Ne¬gra, narrando acontecimentos que marcaram a vida de uma das praias mais populares do Rio Grande do Norte.

Benze na fé (5 min 50 seg)
Resumo: Este minidocumentário pretende mostrar a rela¬ção das benzedeiras – tão importantes para a população brasileira, e que estão se perdendo nessa nova cultura que a cada dia se constrói – e a fé. Foi produzido para a discipli¬na de Linguagem de Vídeo, no curso de Jornalismo da UFMT.

No ritmo da vida (10 min 30 seg)
Resumo: Pessoas ou grupos da terceira idade que encontram na dança o seu tempo de liberdade.

Croche de barro (04 min)
Resumo: Inspirado nas esculturas de Ferraz Ronei, po¬demos realizar um passeio nos altos e baixos de rele¬vos e texturas que combinam o barro com o crochê.

Apologia ao cinema (01 min)
Resumo: A historia da técnica do cinema e sua evolução na visão do cuiabano Anibal Alencastro, um apaixondado pela sétima arte.

12/11

Obsessão fatal (17 min 34 seg)
Resumo: O filme conta história das irmãs gêmeas Lucia¬na (Elisa Junqueira) e Miranda (Elisa Junqueira), que são pessoas de personalidades totalmente diferentes. Lucia¬na tem como amigos Tomás (Wallace Magalhães) e Julia (Giovanna Busarello), enquanto que Miranda tem como amigo Ítalo (Raphael Corvoisier). Miranda que é apaixo¬nada por Tomás, arma um plano com Ítalo para se pas¬sar no lugar da irmã e poder ficar perto do seu amado.

Quem matou Jhony? (19 min)
Resumo: O filme traz uma drama de investigação cheia de surpresas. Através de pistas deixadas pelas mentiras das vá¬rias mulheres com que o empresário Johny se relacionava, a detetive Quetrueen irá investigar seu misterioso assassinato.

Por que jornalismo? (04 min 53 seg)
Resumo: No quarto semestre de Jornalismo, exatamente a me¬tade do curso, foi feita a pergunta: “Por que jornalismo?”. Neste documentário, os alunos da UFMT responderam sobre o porque da escolha, as perspectivas e sonhos quanto a carreira profissional.

Dois casos sérios sobre Agrocombustíveis (09 min 24 seg)
Resumo: Documentário realizado na região de Barra do Bugres e Lucas do Rio Verde, sobre os impactos socioambientais da produção de cana e soja, na perspectiva de vida dos indígenas e pequeno agri¬cultores familiares.

Ninguém num sabe (17 min)
Resumo: Paraíba, “Baianin”, Antônio - As identidades de um ho¬mem nada comum e ao mesmo tempo socialmente invisível. Antônio é um retirante nordestino com um passado que se perdeu na falta de lógica de suas narrativas pelos efeitos do alcoolismo e transtorno mental. Em uma de suas mudanças foi parar no interior do Mato Grosso no cemitério da cidade de Barra do Garças, onde morou por vários anos em um jazigo, viveu muitas histórias, conheceu muita gente, mas sobre seu passado “ninguém num sabe”, nem ele.

Largo da mandioca (05 min 30 seg)
Resumo: No dia primeiro de outubro de 2011, o Coletivo a deri¬va realizou diversas ações artísticas no Centro Histórico de Cuiabá.

13/11

A maldade tem nome (20 min 35 seg)
Resumo: O filme conta a história da inescrupulosa e milionária Patrícia Matarazzo (Ananda Duarte(, uma mulher que detesta pobre, e por isso, quando ela descobre que seu irmão, Douglas Matarazzo (Wallace Magalhães), está namorando uma empre¬gada domestica, a Jeusene (Stephani Cavalieri), não medirá es¬forços para acabar com esse relacionamento. Para isso, patrícia contará com a ajuda de seu fiel amigo Jonas Brandão (Ricardo Coelho). Estariam Jeusene e Douglas preparados para enfrenta¬rem as maldades de Patrícia?

Radicais por natureza (13 min)
Resumo: Documentário tem o intuito de mostrar a cone¬xão entre o esporte e a natureza, explorar algumas pos¬sibilidades dessa união. Trabalhando com personagens comuns, que praticam esporte por lazer ou fatores aleató¬rios, e, através de seus relatos, mostrar que a pratica espor¬tiva aliada ao contato direto ou indireto com a natureza traz benefícios impares para todos os “radicais” por natureza

Isso é o RU (10 min 05 seg)
Resumo: documentário sobre o Restaurante Universitário (RU), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Eu trabalho com lixo (13 min 08 seg)
Resumo: Para muitos o lixo é lixo, mas para outros é trabalho. O docu¬mentário mostra um pedaço da realidade e também algumas das difi-culdades de pessoas que trabalham com a limpeza do lixo em Cuiabá.

Mundo Particular (04 min 29 seg)
Resumo: Carla é uma pessoa que vive conforme quer e como acha certo, ela é usuária de drogas, quer ser diferente dos ou¬tros que se dizem normais, até que a maconha é libera¬da, e as pessoas começam a usar drogas em qualquer local.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet