Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

confira!

Mostra de dança traz espetáculo oriental e espetáculo 'Frozen' a Cuiabá neste final de semana

Foto: Reprodução

Mostra de dança traz espetáculo oriental e espetáculo 'Frozen' a Cuiabá neste final de semana
A segunda fase da 10ª Mostra de Dança de Mato Grosso acontece neste final de semana no Teatro Zulmira Canavarros e traz dois espetáculos, ‘Elementos’ e ‘Frozen. Realizada pela Companhia das Artes e Associados (Cidarta) em parceria com a Assembleia Legislativa, a mostra, além de trazer arte e entretenimento, terá papel social, já que para comprar o ingresso será necessário entregar também uma lata de leite em pó. Esta será a fase dos espetáculos, sendo que a primeira fase, que aconteceu no mês de julho, teve participações individuais e de grupos.

Leia mais:

Aula de criação coletiva em dança contemporânea tem inscrições abertas para interessados
'Carrossel' e 'Chiquititas' vem a Cuiabá para espetáculo; governo levará crianças de projetos sociais

A primeira apresentação, ‘Elementos’, que acontece na sexta (9) e no sábado (10), tem direção de Najmah Al Nureen e traz os encantos da dança oriental, que traduzem a relação humana com elementos da natureza. Segundo a diretora da Companhia, as danças do ventre, folclórica, ritualística e popular moderna vão revelando a movimentação da bailarina com a água, o fogo, o ar e a terra.

“As coreografias traduzem estes elementos. Para representar a água, a exemplo, tomaremos como ponto de partida a relação da dança com a água, sua fluidez e apostaremos ainda, em simbologias e ícones, como as sereias, iemanjás. No caso do ar, a dança do véu será utilizada para manifestar a leveza, o equilíbrio e candelabros vão realçar a energia do fogo, da sensualidade que ele representa, entre outros”, adianta.

Já no domingo (11) e na segunda-feira (12), o espetáculo apresentado será ‘Frozen’, o de maior repercussão da Companhia. São várias gerações de bailarinos que se revezam entre os atos, de crianças de 3 anos a profissionais de trajetória consolidada.

A apresentação mostra a história de Anna, seu companheiro de viagem Kristoff e sua rena Sven, que saem para encontrar Elsa, cujos poderes gelados condenaram o reino de Arendelle a um inverno sem fim.

Participam do espetáculo, baseado no campeão de bilheteria da Disney, a Escola de Dança Caroline, a Companhia Aline Fauth e o Grupo Constellacion do Instituto Canópus, aliados a nomes representativos no cenário nacional, o bailarino, coreógrafo e professor Andrei Medeiros, os bailarinos Bruno Palheta, Milena Lemos e Laís Lorenzo. Todos estes são vinculados ao Centro de Dança Rio.

A diretora artística de Frozen é Maria Hercília Panosso, e destaca que desde sua primeira edição, a Mostra de Dança de Mato Grosso desenvolve um importante intercâmbio entre jovens talentos que vivem em Mato Grosso e outros que desempenham sua arte nos grandes centros, tendo inclusive, oportunidades de estudo em escolas de dança do mundo todo.

Serviço


Espetáculo Elementos
Dias 9 e 10, às 20 horas
Teatro Zulmira Canavarros
Entrada: R$ 20 reais mais 1 lata de leite em pó

Espetáculo Frozen
Dias 11, às 20h e 12, às 17 horas
Teatro Zulmira Canavarros
Entrada: R$ 20 reais mais 1 lata de leite em pó
Informações: 3322-2426 ou 9943-7478


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet