Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

sessão pipoca

Mulheres em foco: Sessão gratuita do Cine Cult exibe “A encantadora de baleias”

Foto: Divulgação

Mulheres em foco: Sessão gratuita do Cine Cult exibe “A encantadora de baleias”
Mais que ensinar o conteúdo da apostila, educadores do ensino médio devem auxiliar seus alunos no processo de reflexão, de pensar por si próprios e não se deixarem levar por ideias pré-estabelecidas. Uma das ferramentas utilizadas para suscitar discussões é a exibição de filmes que apresentem temas interessantes, construtivos e até mesmo polêmicos. Como parte da programação do “Março é mulher”, a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá (BPW Cuiabá) exibe o filme “A encantadora de baleias” nesta sexta-feira (21), no Colégio Master. A entrada é gratuita.

Leia mais: Apostando na temática feminina no cinema, Cineclube Coxiponés exibe "Dona flor e seus dois maridos"

A sessão Cine Cult BPW começa às 18h e é aberta ao público. Depois da exibição do filme, haverá um debate com um expert em cultura cinematográfica. Nesta edição, o CineCult BPW terá a participação do cineasta e diretor de fotografia, João Carlos Bertoli, além da psicóloga e educadora Isabel Silveira. A curadora do projeto é a psicóloga Íria Martins, coordenadora do Comitê de Educação e Cultura da BPW Brasil.

Para Silveira, o objetivo do Cine Cult é usar o cinema como instrumento de descoberta sobre o mundo e sobre si mesmo. “Quem nunca ouviu a expressão ‘a vida imita a arte’? Queremos ajudar os expectadores a ampliar sua visão, enxergando além do filme, através de uma reflexão acerca dos questionamentos e debates surgidos com a história exibida. Descobrindo mais sobre o filme, a pessoa acaba descobrindo mais a si mesmo”, comenta.

O cineasta convidado a dar sua contribuição durante o debate, João Carlos Bertoli, é diretor do documentário “Céu e Água”, de 2007, que mostra o dia a dia de vaqueiros e pescadores que vivem no Pantanal, uma das regiões mais belas e ricas em biodiversidade do mundo.

Sinopse do filme


De acordo com uma lenda local, a tribo Maori, que vive na Nova Zelândia, descende de um domador de baleias chamado Paikea. Há milhares de anos o domador, em cima de uma baleia, teria liderado seu povo até um lugar para eles viverem.

Ainda segundo a tradição, o primeiro filho do chefe da tribo seria considerado descendente de Paikea e, consequentemente, líder espiritual do seu povo.

Com a morte do atual líder, que assume o posto é sua irmã, Pai, uma menina de 11 anos, que precisa lutar contra a resistência de seu avô, que não concorda que o líder da tribo seja uma mulher.

Serviço

Cine Cult BPW
Quando: Sexta-feira, dia 21 de março
Onde: Colégio Master - Av. Fernando Correa, nº 255, Cuiabá
Quanto: Gratuito
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3052-2872, das 13h às 19h e bpw@bpwcuiaba.org.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet