Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

roteiro turístico

Museu Histórico de MT é reaberto ao público e passa por recuperação

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Museu Histórico de MT é reaberto ao público e passa por recuperação
Recheado com histórias de generais, maquetes da época colonial de Cuiabá, réplicas dos bandeirantes, móveis antigos e outros artefatos, o Museu Histórico de Mato Grosso volta a fazer parte do roteiro cultural e turístico da região.

Leia mais: Projetos que resgatam cultura de Mato Grosso através dos patrimônios históricos serão lançados nesta terça-feira

Agora reaberto, o museu abriga relíquias em documentos e objetos, distribuídos em oito salas. Aqueles que quiserem visitar o espaço e reviver a história do estado podem fazê-lo de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h. A entrada é franca.

“Sensação de dever cumprido é a de entregar para a sociedade mato-grossense o Museu Histórico, de reabrir as portas de um lugar que tem toda a nossa história política e administrativa para o público”, destacou a secretária da Secretaria Estadual de Cultura, Janete Gomes Riva, quanto à recuperação do Museu Histórico, uma de suas maiores ações, entregue último dia 20.

Fundado em 1987, o Museu Histórico de Mato Grosso ficou fechado por um ano e meio, desde julho de 2012. Era originalmente instalado no antigo prédio do Palácio da Instrução. Muitas obras são provenientes de doações, principalmente os retratos e as esculturas de Marechal Rondon.

Antigamente, o acervo cultural estava espalhado por vários municípios de Mato Grosso. Decidiu-se então juntar esse acervo e centralizá-lo em Cuiabá.

No entanto, o prédio que abriga o Museu Histórico de Mato Grosso foi inaugurado em 29 de agosto de 1896 para funcionar a Thesouraria Provincial do Estado.

Construído nos arredores da Praça da República, um dos principais endereços da capital, o prédio foi, ao longo dos anos, sede de outros diversos órgãos, tais como: Biblioteca Pública Estadual, Departamento de Educação, Escola Barão de Melgaço e Secretaria de Turismo, até ser revitalizado e entregue à população em 21 de novembro de 2006, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Recuperação do Museu

O Museu Histórico de Mato Grosso, reaberto no dia 20, passará, ainda, por ações de recuperação. Trata-se de um Termo de Convênio no valor de pelo menos R$ 450 mil para o restauro e recuperação de todos os elementos que compõe o Museu, desde o acervo ao prédio, valorizando a memória local e trazendo inovações à área museal.

Por exemplo, a respeito da cor, ao fazer um estudo, foram identificadas oito camadas de cores. “E com o critério de camadas nós conseguimos pegar a segunda cor, que a gente identificou no prédio, que é essa apresentada, de azul lilás. A anterior era um azul claro, quase branco, e optamos pela segunda cor que já vinha com esse pigmento, provavelmente de origem importada, pois nesta época não se produzia cores desse tom no Brasil”, explicou o arquiteto responsável pela obra, Paulo Crispim.

O prédio de estilo Neoclássico, cujas paredes identificam seu valor e história, datado de 1897, com o brasão da época da República, e o antigo nome como sendo o “Thesouro do Estado”, e que também abrigou a “Escola Modelo de Barão de Melgaço”, reserva um passeio no passado aos visitantes que ali terão a oportunidade de visualizar e conhecer momentos históricos de Mato Grosso.

Serviço


O Museu Histórico está localizada na Praça da República, 131 Centro - Cuiabá.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet