Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

tradição cuiabana

Imersão na cultura local: Museu de Arte Sacra de MT está com cinco exposições abertas; Veja fotos

Foto: Site/ Museu de Arte Sacra de MT

Imersão na cultura local: Museu de Arte Sacra de MT está com cinco exposições abertas; Veja fotos
Depois de quatro dias de folia, celebrando uma tradição cultural bem brasileira, o Carnaval, os foliões podem deixar de lado os abadás e perucas coloridas e mergulhar em um outro tipo de evento cultural: A programação do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, que conta com cinco exposições, resgatando a história poética, arquitetônica e fotográfica da capital mato-grossense e região.

Leia mais: Resultado do desfile dos blocos carnavalescos de Cuiabá será divulgado nesta quarta-feira

Às segundas-feiras, a entrada é gratuita. De terça à sábado, a entrada custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). O visitante encontrará ao entrar no museu a primeira exposição, que contem uma descrição do patrimônio cultural mato-grossense e brasileiro através da linguagem poética. Pelas palavras de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, dentre outros, as pessoas viajam pelas praças, templos, casarões antigos e museus.



Já a segunda exposição contêm um acervo fotográfico intitulado “Seminário Nossa Senhora da Conceição”, bem como textos com a história desta igreja tradicional de Cuiabá. Os visitantes também encontrarão uma maquete do complexo arquitetônico do Museu de Arte Sacra. Mas para os amantes de literatura regional, a terceira exibição é uma verdadeira preciosidade.

No local onde Dom Francisco de Aquino dormia, foi montada de forma permanente uma representação de seu aposentos. Intitulada “Ilustre morador: Dom Francisco de Aquino”, a instalação também conta com 25 fotografias de momentos solenes de Dom Aquino nas décadas de 20, 30, 40 e 50, com destaque na sua posse na Academia Brasileira de Letras.



Já a 4° e 5° exposições contam, respectivamente, a história da Antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá e das Igrejas do Rosário e São Benedito. Ambas contam com registros fotográficos, sendo que a das igrejas ainda inclui objetos litúrgicos do século XVII e XVIII usados em celebrações.

As exposições estão abertas desde o dia 20 de fevereiro de 2014 e ficarão à disposição do público até 25 de março.Os horários de visitação são das 13h às 19h de segunda à sexta e das 9h às 17h nos sábados. O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está localizado na Avenida Clovis Hugney - Complexo N. Srª. da Conceição, n°: 239-B, Bairro: Dom Aquino - Cuiabá- MT.



Para acessar o site do museu, clique AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet