Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

capucine picicaroli

Museu de Arte de MT ganha novo brilho com a exposição “16... Conte outra vez”

Foto: Divulgação

Museu de Arte de MT ganha novo brilho com a exposição “16... Conte outra vez”
O Museu de Arte de Mato Grosso recebe nesta quinta-feira (27) uma celebração. Trata-se do coquetel de abertura da exposição “16... Conte outra vez”, da artista plástica Capucine Picicaroli. O tem de seus trabalhos, consagrados pela série México, desta vez exploram o imaginário dos contos de fadas e fábulas.

Leia maisFeira de artesanato e gastronomia receberá doações de brinquedos para crianças carentes

De acordo com a assessoria de Capucine, a mostra é composta por 15 telas, três instalações e um vídeo-arte, de autoria do cineasta João Manteufel, a exposição vai tomar todo o espaço do museu, do pátio central às sete salas, incluindo a piscina, que traz uma instalação na pedra do espelho d´água povoada por fadinhas que só podem ser vistas com binóculos. Além disso, várias salas terão trilha sonora especial para envolver ainda mais o público que se aventurar pela arte vivaz de Capucine.

A gestora do Museu de Arte, Viviene Lozi, celebra a mostra. “Para o Museu de Arte de Mato Grosso é uma grande honra receber a exposição, pois ela que todos os públicos, de todas as faixas etárias, realizem um grande mergulho em um mundo de fantasia. Por fim, o museu abriga um evento especial de final de ano e descortina um Natal irreverente”, destaca.

A leitura de Viviene sintoniza com a intenção da artista. De acordo com Capucine, ela projetou este mundo intensamente fantasioso, para aproximar o público, especialmente o infantil. “Fiz a leitura dos contos de fada e dos personagens como um apelo aos pais e às crianças. Viajando por outros lugares no Brasil e países europeus, a presença massiva desse público me chamou a atenção”, diz a artista.


(Capucine Picicaroli)

Capucine pontua que todo o processo produtivo a levou a resgatar a infância perdida, como nos contos de Peter Pan. “Os 16 anos me marcaram muito, pois eu tive que amadurecer rápido, mas a exposição me fez voltar no tempo, reviver a magia. E além do mais, a exposição não é essencialmente para o público infantil, é para que os adultos também reacendam na memória a pureza do imaginário fértil a que se lançaram quando mais jovens”.

Pelos ambientes, personagens muito íntimos da literatura e do cinema, tais quais, as princesas, as crianças de Peter Pan, dos livros de J. M. Barrie; de o Mágico de Oz, de L. Frank Baum e de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll.

A exposição é uma grande oportunidade para o público cuiabano conhecer o trabalho de uma das artistas mais representativas e produtivas da atualidade. Paralelamente a esta mostra, Capucine Picicaroli expõe as telas da coleção “México Imaginário”, na galeria Mirante das Águas, em Várzea Grande e logo, dá início à “Circo”, na Casa do Parque.

A artista também acaba de expor a convite, no templo das artes na Europa, o Louvre. Se não fosse o bastante, a tela “Destino” que integrou exposição coletiva em Nova York e na sequência seguiu para mostra na Finlândia, vai poder ser apreciada pelos cariocas, no Museu Histórico do Rio de Janeiro, em dezembro.

Para o ano que vem, Capucine terá que produzir 15 novas telas da série México Imaginário, em cinco cidades brasileiras. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet e no próximo ano, é “16... Conte outra vez” que percorre novas cidades. O público cuiabano vai ter o privilégio de ser o primeiro a conferir os trabalhos. Oportunidade imperdível!

A exposição, que segue até dia 15 de janeiro, conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura através do contrato de gestão com o Museu de Arte de Mato Grosso, tem curadoria de Tânia Arantes e William Gama e apoio cultural de Donamaria Comunicação Criativa, Casa dos Projetos e Personalité, entre outros.
 
Serviço
 
Exposição “16... Conte outra vez”
De 28 de novembro de 2014 a 15 de janeiro de 2015
Museu de Arte de Mato Grosso
Rua Barão de Melgaço, 3565, Centro
Telefone: 65 3025 3221
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet