Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

povo kurâ-bakairi

Museu de Arte recebe máscaras indígenas e fotos de pintura corporal a partir de sexta

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Museu de Arte recebe máscaras indígenas e fotos de pintura corporal a partir de sexta
Máscaras em miniatura, telas e fotografias de pinturas corporais do povo kurâ-bakairi serão expostas no Museu de Arte de Mato Grosso a partir desta sexta-feira (4), às 9h, na mostra “Kurâ-Bakairi: Yakuigady e Kywenu”. Yakuigady é o ritual que celebra a natureza e kywenu, as pinturas corporais.

Leia mais:
Prêmio Tradições MT quer fortalecer e preservar cultura tradicional e popular do Estado; inscrições até 14 de setembro
Artistas plásticos retratam cultura de Mato Grosso em painel de praça em Várzea Grande

Quem visitar o museu encontrará uma seleção de obras que explicam o significado das máscaras, fotos de arquivos de famílias kurâ e de cerimônias, feitas pelo fotógrafo Vitor Nogueira. Estão expostas, ainda, 15 telas e máscaras em miniatura do artista Juarez Cuchiware, da aldeia Pakuera, aldeia indígena bakairi no município de Paranatinga. A ação integra a 9ª Primavera dos Museus, que tem como temática "Museus e Memórias Indígenas”.

Viviene lozi, diretora executiva do Museu de Arte de Mato Grosso, afirma que o ritual Yakuigady está associado aos conhecimentos tradicionais sobre os espíritos aquáticos que são responsáveis pela sustentabilidade ambiental, alimentar e organizacional, além de trazer paz e alegria ao povo kurâ. “Destacam-se aqui as máscaras, em dois formatos: as kwamby são ovais e representam os líderes e xamãs, enquanto as Yakuigady são retangulares e entalhadas em madeira representando espíritos tutores relativos ao mundo aquático”.

Segundo a professora e mestre Darlene Taukane, "as pinturas – kywenu – são conhecimentos passados pelas pessoas mais velhas das aldeias que sabem pintar, contar os significados, formas e traços". Existem pinturas específicas para crianças, mulheres e homens, além de algumas serem usadas em ocasiões especiais.

Na sala das pinturas ‘kywenu’, dezoito fotografias de Antonio Carlos Banavita, Luso Vinicius Pedroso Reis e de arquivo das famílias kurâ apresentam pinturas de face e corporal, enquanto a artista kurâ - moradora da aldeia Kuiakware-, Kaia Agari, também expõe 18 telas com grafismos das pinturas corporais usadas nos rituais, festas, jogos e o cotidiano das aldeias.

O povo bakairi se denomina Kurâ, que significa “gente” falante da família linguística kabrib. É originário do Vale do Rio Paranatinga - conhecido como Teles Pires ou Pakuera para o povo kurâ – e estão distribuídos em duas reservas indígenas nos municípios de Paranatinga e Nobres.

Serviço

Abertura exposição Kurâ-Bakairi: Yakuigady e Kywenu
De 4 de setembro a 4 de outubro
No Museu de Arte de Mato Grosso, que fica na rua Barão de Melgaço, 3565, antiga Residência dos Governadores
Visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas
Telefone: 65 3025 3221
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet