Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

amor por Cuiabá

Museu do Morro da Caixa D'Água Velha recebe as melhores fotos tiradas pelos cuiabanos para o #CBA7

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Museu do Morro da Caixa D'Água Velha recebe as melhores fotos tiradas pelos cuiabanos para o #CBA7
Quase cinquenta cuiabanos tiveram a oportunidade de ver suas fotos expostas em um museu na tarde desta sexta-feira (14). Depois de sete semanas, o projeto #CBA7 acabou e deu início à temporada de exposição das fotos selecionadas.

Leia mais: Demonstre seu amor por Cuiabá por meio da fotografia e tenha a chance de ver sua obra no Museu da Caixa D'água Velha

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, a campanha lançou uma missão por semana, durante sete semanas, incentivando os cuiabanos a postar fotos da capital baseados em determinados temas. Cada semana tinha sua “missão”, apresentando um tema novo. Na tarde de hoje, as 49 melhores fotos foram expostas no Museu do Morro da Caixa D’água Velha em um varal no terceiro pavilhão.

O lançamento não poderia ter sido mais cuiabano. Com bolo de arroz, bolo de queijo e chá, o “tchá co bolo” acompanhava o passeio dos fotógrafos amadores que viam pela primeira vez suas obras expostas.

Cristiane Kelley era uma delas. Sua foto postada na missão “Tradição” mostrava a caixa d’água de sua casa, a primeira casa de alvenaria do bairro Santa Helena: “As casas antigas de Cuiabá tem essa construção, eu mantenho ela na minha e por isso tirei essa foto para a missão ‘tradição’”, comentou Cristiane.



Ela ainda disse que achou a proposta muito interessante “porque não prestigiava somente os fotógrafos profissionais, mas deu a oportunidade de todos os cuiabanos mostrarem sua sensibilidade e seu olhar sobre a cidade”.

Outro cuiabano que teve sua foto selecionada foi Danilo Bezerra. Fotógrafo profissional, ele comentou que gostou da ideia da prefeitura: “Foi legal porque a Prefeitura estimulou os desafios, e através deles eu busquei um melhor ângulo para as fotos”.

Danilo já participou de diversos concursos, inclusive teve duas fotos entre as dez finalistas do concurso “Cuiabá eu te amo”, mas afirmou que a participação neste projeto foi muito significativa: “Achei interessante porque a participação era pelas redes sociais, e foi também mais uma forma de divulgar o meu trabalho”, comentou.



Os idealizadores do projeto, Victor Capato e Susanna Tragni, estavam no local e falaram da satisfação com o resultado: “Superou as expectativas. Nós conseguimos fomentar o Instagram da Prefeitura e aumentar em 100% o número de seguidores. Outra coisa que me surpreendeu foi que eu achei que só os fotógrafos profissionais participariam, mas a população em geral se engajou no projeto”, comentou Susanna.

Victor falou sobre a importância disso para a imagem de Cuiabá: “É muito satisfatório ver que as pessoas estão prestigiando a exposição, e que teve muita participação. O objetivo do CBA7 era mostrar Cuiabá com outros olhos, mostrar que Cuiabá não é só Siriri e Cururu”.

O Prefeito da cidade de Cuiabá, Mauro Mendes, iria comparecer ao lançamento mas não pode por causa de imprevistos da agenda.

No total, foram 512 fotos inscritas no projeto, e destas, 49 estão expostas no Museu. Sobre a escolha do local, Susanna comentou: “Acho que o Museu da Caixa D’água é um dos mais conhecidos pelos cuiabanos, e o seu formato rústico combina com a proposta e com o varal de fotos”. Depois da exposição, os vencedores poderão levar sua foto impressa para casa.

A exposição permanece no local até dia 07 de dezembro. O Museu fica na rua Comandante Costa, s/nº, Centro e abre das 08h às 17h de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 09h às 12h e das 13h às 17h. 



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet