Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

cena urbana

Musical traz o lirismo de Luciene Carvalho mesclado com o movimento hip hop

Foto: Rai Reis

Luciene Carvalho

Luciene Carvalho

B-boys, B-girls, DJ, grafiteiros e atores ocupam o Jardim do Sesc durante 30 frenéticos minutos para apresentar ao público o musical “Cena Urbana”, que integra a programação do Overdoze do Sesc Arsenal. A apresentação acontece às 22 horas e a entrada é gratuita.

Leia mais: Orquestra do Estado de Mato Grosso faz apresentação em Cuiabá neste final de semana

O musical surgiu com a poetisa Luciene Carvalho, que nos últimos meses tem descoberto que sua poesia transpõe o tom e o protocolo da declamação. Os versos que testemunham a cidade, interligam cenários cuiabanos e dão vida a personagens que habitam seu imaginário possuem uma métrica similar ao de um rap. A descoberta se deu há poucos meses, quando se lançou em uma incursão pelo movimento hip hop. O resultado é o musical “Cena Urbana”.

“Foi em uma incursão pelo mundo invisível, o da periferia, que pude entender que a minha identidade artística sempre esteve em consonância com este meio. No rap, minha arte é o P, de poetry [do inglês, rhythm and poetry]. Tinha a poesia, agora tem a rima”, disse Luciente.
 
De acordo com a poetisa, tal qual o grafite, que transpõe todo o conceito de arte visual e ganha notabilidade nas ruas e o MC que não fez canto coral e o DJ que não teve aulas de música, da mesma forma, o dom de poeta e escritora não foi moldado na escola. “A minha espontaneidade e meu autodidatismo não vieram com o diploma, minha identidade artística é de favela, moldada na urbanidade. É como um processo de quilombolização do negro que se liberta, mas que chega a outras raças, não é só do negro. Foi assim que me peguei investigando o que era ser cuiabano na contemporaneidade”.
 
Foi então que repassou seus poemas e a partir de um em particular, delineou o espetáculo que estréia nesta sexta-feira. “Relembrei de Cuiabaninha, do livro Teia, e constatei que estive o tempo todo fazendo rap. E agora, para completar, encontrei meus pares”, se emociona.
 
Luciene explica que o espetáculo narra o cotidiano de uma comunidade da periferia que conta com um canal de comunicação, um programa de rádio que dialoga todo o tempo com a comunidade. E durante o programa, por vezes é anunciada a presença da poetisa Luciene Carvalho no local. Durante 30 minutos, dança, grafite e música anunciam sua chegada.
 
“A atriz Eloah Pimenta testemunha seu conhecimento deste universo urbano, e aí, começa a agitação do crew de nove bailarinos, com meninos e meninas que têm um domínio corporal incrível. O DJ Fábio Draw é o responsável pela trilha sonora, enquanto Mano Raul é o locutor do programa inspirado no Fábrica do Rap, da Rádio CPA e o dançarino Peixinho de VG ajudaram na construção do musical. Tem ainda o grafiteiro Snarf e a nossa produtora, Viviane Lemes. Todos ligados pela poetisa, pela poesia, pela música”.
 
O Cena Urbana é uma das atrações da programação ininterrupta do Overdoze, projeto do Sesc Arsenal que faz parte do Guaná. Espetáculos de dança, teatro e música, além de oficinas, cursos, contação de histórias e exibição de filmes compõem a grade. Todas as atividades são gratuitas e começam neste sábado (20), às 14 horas, no Sesc Arsenal.

Serviço
 
Cena Urbana, na programação do Overdoze
Dia 20, às 22 horas, no Jardim do Sesc Arsenal
Entrada gratuita
O Sesc fica na rua 13 de junho, s/n
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet