Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Música

colóquio medieval

Músicos da UFMT farão apresentação de música medieval em dezembro

Foto: Reprodução/ Ilustração

Músicos da UFMT farão apresentação de música medieval em dezembro
A música medieval, muitas vezes desconhecida por muitos, é rica em vários aspectos, seja no lirismo, quanto na musicalidade. Para resgatar esta tradição, o projeto de Música Antiga do Departamento de Artes, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizará o Colóquio sobre Música Medieval no dia 2 de dezembro.

Leia mais: Iniciativa da secretaria de cultura tem como resultado circulação de 5 mil livros sobre o falar cuiabano

O evento acontecerá às 17h, no auditório M do Instituto de Linguagens. De acordo com a assessoria, o grupo de Música Antiga do Departamento de Artes, que faz parte deste projeto, também é um dos realizadores e irá apresentar um repertório do período medieval, assim como pesquisas sobre compositores e o contexto de construção das peças que serão apresentadas no evento.

Coordenado pela professora Eda do Carmo, o grupo toma como referência para a delimitação de música medieval o período entre os anos 395 e 1453. É aberto para alunos e ex-alunos do curso de Licenciatura em Música, profissionais de outros cursos da UFMT e para alunos e professores dos cursos de Letras e História. O grupo acredita que é muito importante a divulgação deste tipo de música para que a sociedade tome conhecimento desse tipo de música.

O projeto de Música Antiga do Departamento de Artes teve início em 2012, a fim de articular as áreas de ensino, pesquisa e extensão por meio de estudos, investigação e execução de repertório musical dos períodos medieval, renascentista e barroco em apresentações públicas, além de sistematizar e editar coletâneas de música antiga. Recentemente foi disponibilizada a primeira coletânea que tratou de repertório medieval, renascentista e barroco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet