Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

no shopping pantanal

Muxirum Cultural traz artesanato regional para incentivar produção e fomento a cultura

Foto: Divulgação

Muxirum Cultural

Muxirum Cultural

Fomentar a produção cultural matogrossense, principalmente o que tange ao artesanato regional, já tão tradicional para revelar as nuances da sensibilidade do povo do mato. Com este intuito, e também para trazer em 2014, aos turistas da Copa do Mundo, um pouco do que é Mato Grosso, que se inicia o “Muxirum Cultural”, que acontece no Pantanal Shopping, de sexta-feira (13) a domingo (15). Porém, a programação será fixa a partir de janeiro, em que irá ocorrer sempre no último fim de semana de cada mês.

Leia tambémSolistas, Coral e Orquestra se unem para presentear comunidade na programação de aniversário da UFMT

O espaço que estará disposto na Praça de Alimentação, os artesãos locais expõem, divulgam e comercializam seus produtos como doces, artesanatos, mandalas da fé, artes em tecidos, jornal e madeira, entre outros. Esta é a segunda edição do projeto que passa a integrar o calendário mensal de ações a partir de janeiro de 2014.

O projeto busca mostrar ao cuiabano de “tchapa e cruz”, ao “pau rodado” e ao turista, uma Cuiabá mais arrebalde, bairrista e próxima do secular, promovendo, assim, conhecimento acerca da cultura cuiabana, preservando e valorizando o seu formato artesanal.

Resultado de uma parceria entre o shopping e um grupo de artesãos locais, o Muxirum Cultural, nasceu de conversas entre amigos no espaço “Bulixo”, do SESC Arsenal, em que artistas regionais têm a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos, que vão desde a arte até à culinária.

“O que este projeto propõe é a universalização da cultura cuiabana, por meio de mostras, de forma bastante elaborada, mantendo suas características regionais”, explicou Enizete Gomes, que idealizou o projeto junto a Benedito Gomes.

Conforme a gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Cíntia Tristão, o nome do projeto foi inspirado no termo Muxirum, que, segundo o linguajar cuiabano, significa um trabalho realizado em grupo, em mutirão. “E é isso que vamos ter aqui. A união de várias pessoas para a realização de um projeto cultural. Um Muxirum Cultural”, contou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet