Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

primeira capital de MT

Nos 263 anos de Vila Bela, Taques visita o município e promete construção do 'Congódromo'

Foto: Thaisa Pimpão/Gcom-MT

Nos 263 anos de Vila Bela, Taques visita o município e promete construção do 'Congódromo'
Vila Bela da Santíssima Trindade (521 Km de Cuiabá), a primeira capital de Mato Grosso, completou 263 anos nesta quinta-feira (19). Para marcar a data, o governador Pedro Taques visitou o município. Na ocasião, reiterou a necessidade de mais investimentos na cultura, no desenvolvimento econômico no local e relembrou a construção do Congódromo.

Leia mais:
Exposição de Mario Friedlander comemora os 263 anos de emancipação política de Vila Bela

“Fiz questão de vir, mesmo que rápido, pois temos o compromisso com Vila Bela, assumido na campanha, de construir o ‘Congódromo’. É uma obra importante para o estado de Mato Grosso, não só para Vila Bela. É um compromisso com a cultura mato-grossense e com a manifestação cultural”, afirmou Taques.

O “Congódromo”, reivindicação antiga da comunidade local, será um espaço permanente para a realização da tradicional dança do Congo, que é originalmente africana, e faz parte das comemorações de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Taques também reafirmou que a relevância histórica de Vila Bela é fator propulsor para que o Estado promova melhorias, especialmente no que diz respeito às festividades que ocorrem anualmente e são atrativos turísticos consolidados. O governador lembrou que, na próxima semana, está marcada uma reunião com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) para tratar do assunto e buscar recursos.



Além de cultura, Pedro Taques também aproveitou a visita ao município para discutir o desenvolvimento da região Oeste com o prefeito Anderson Andrade e autoridades bolivianas.

Os representantes do país vizinho estiveram na cidade para levar o projeto de integração econômica por meio de uma saída para o Oceano Pacífico. “Sou favorável a esse projeto e tenho, inclusive, conversado com o embaixador da Bolívia no Brasil. Vamos fazer um grande evento aqui na região nos próximos meses porque vejo que esta seja a saída para o desenvolvimento desses 19 municípios que a compõem”, endossou o governador.

Antes de deixar a cidade, o governador visitou uma creche do município, as ruínas da catedral do período colonial e o antigo palácio do governador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet