Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

nesta quinta-feira

Nova Acrópole Cuiabá oferece aula inaugural do curso de Filosofia Prática

Foto: Reprodução/Ilustração

Nova Acrópole Cuiabá oferece aula inaugural do curso de Filosofia Prática
A escola de Filosofia Nova Acrópole traz em aula inaugural desta quinta-feira (23), a partir das 19h30, do curso de Filosofia Prática, o tema que é um de seus pilares: a busca de u ma vida moral por meio das virtudes. A Nova Acrópole é uma escola de Filosofia à Maneira Clássica que realiza o estudo comparado de diferentes civilizações, ao longo da história da humanidade, sobre os aspectos da religião, política, ciências e artes.

Leia mais:
Literatura mato-grossense será abordada em encontro do Centenário Rubens de Mendonça

O professor de filosofia, Roni Cezar Almeida, afirma que temos que praticar o que sonhamos para o mundo, se queremos que as pessoas se preocupem umas com as outras temos que demonstrar essa atitude primeiramente, para construir esse mundo sonhado. “Não posso cobrar um governo mais justo se não consigo ser justo em minhas atitudes e palavras. Primeiro transforma-se dentro e a transformação fora vem como consequência”, afirma o professor.

Hoje o ser humano está dividido por aquilo que, no seu íntimo, ele sabe que deveria ser feito e a discrepância de suas atitudes. Ao conhecimento que ajuda nesta coerência, ensina o homem a conhecer a si mesmo e desperta o melhor de cada ser humano, dá-se o nome de ética. O termo é amplamente difundido nas obras de Aristóteles, Platão e muitos outros pensadores da humanidade, além de ser uma disciplina obrigatória em todos os cursos universitários. Mesmo assim, ainda é pouco aplicada nas relações cotidianas, principalmente quando existem interesses em jogo.

A capacidade de pensar no outro com generosidade é uma aplicação prática do bem. O mesmo pode ser feito com todas as outras virtudes. “De tanto exercitá-las nos tornamos pessoas melhores e, automaticamente, por nosso exemplo, o mundo a nossa volta também se transforma”. O professor explica que a pedagogia do exemplo é o caminho que, embora mais árduo e íngreme, pode levar o homem com segurança ao encontro de si mesmo.

O professor ainda revela que esta é a verdadeira felicidade da alma, a sensação de dever cumprido. “Todas as vezes que sabemos o que é certo, mas não vivemos de acordo é como se algo se corrompesse dentro de nós. O contrário ocorre quando fazemos as coisas de forma ética e verdadeira. Nossa alma vibra com estas atitudes e clama por este sentimento. Quando alimentamos o melhor de nós, então encontramos a plenitude humana”.

O curso vem buscar equilibrar o conhecimento teórico com a vivência filosófica através de três frentes de estudo: Ética, Sociopolítica e Filosofia da História, promovendo o resgate dos conhecimentos legados pelas tradições filosóficas do passado, para o empenho na construção de um mundo melhor.

Na Ética, estão as leis que regem nossa vida interior. Com a Sociopolítica, compreendemos nosso relacionamento com o que se passa à nossa volta. E com a Filosofia da História, é possível resgatar no passado ensinamentos para o presente e o futuro.

A partir dessas três linhas de conhecimento, Nova Acrópole busca ajudar o aluno na compreensão das questões mais antigas do ser humano: de onde viemos, para onde vamos e qual é o nosso papel no mundo.

O curso será ministrado na sede da Nova Acrópole Cuiabá, com carga horário de 40 horas. As aulas acontecerão uma vez por semana, todas as quintas-feiras a partir das 19h30, com duração de 2 horas. O curso tem duração total de 5 meses e o investimento mensal é de R$70 reais mais o valor da apostila R$25 reais para todo o curso. Não é necessário ter conhecimentos prévios e a biblioteca do local estará a disposição dos alunos, além de uma pequena livraria, onde se poderá adquirir livros relacionados.

Para se inscrever clique AQUI!

Confira programação completa do curso:

Filosofia Natural. A arte de aprender a viver.
O Ser Humano e o Cosmos. Os sete princípios da Natureza.
A Sabedoria da antiga Índia. Leis que regem a vida. Simbolismo do poema Bhagavad-Gita.
Ensinamentos do Tibet. “A Voz do Silêncio”: um encontro com a Alma.
Ensinamentos de Buda. A superação da dor. O caminho do meio.
Sabedoria chinesa: Confúcio. A conquista da harmonia.
Egito: o sentido da vida. Máximas de Ptahotep e Ani.
Grécia e grandes filósofos. Platão: Justiça e Liberdade. O mito da caverna. Aristóteles: os valores éticos e a busca da felicidade.
Roma, filosofia estóica. Epíteto, Sêneca, Marco Aurélio.
A Escola Neoplatônica. Plotino e a busca da Unidade.
O ser humano e a sociedade. Valores universais sobre a organização social, a educação e a convivência.
O ser humano e a história. A antiguidade da humanidade. A Importância da mitologia.
Práticas de psicologia: desenvolvimento da atenção, memória, imaginação e concentração.

Serviço

Nova Acrópole Cuiabá
Rua Mané Garrincha, n°82, Jardim Alvorada - Cuiabá (atrás do Hospital Júlio Muller)
Telefone: (65) 2129-9002 /9919-1700
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet