Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Flor Negra

Novo restaurante de Cuiabá mistura ingredientes tradicionais com técnicas de cozinha contemporânea para criar sensações

Foto: Olhar Conceito

Barriga de porco no mousseline de batatas

Barriga de porco no mousseline de batatas

Flor Negra era o nome que os Astecas davam às favas de baunilha, que eram adicionadas ao chocolate para formar uma iguaria oferecida apenas aos nobres e aos guerreiros. Flor Negra foi, também, a flor que nasceu do túmulo de dois amantes que não podiam ficar juntos em vida, e foram decapitados juntos, segundo a lenda do povo totonaca. Flor Negra é, ainda, o nome de um novo restaurante de ‘Comfort Food’ em Cuiabá.

Leia mais:
Mahalo é colocado entre 1% dos melhores restaurantes do mundo e festeja com jantar harmonizado por Sommelier italiano
Novo empreendimento de 'padaria online' vende pães orgânicos, artesanais e de fermentação natural

O proprietário, Julio Valmorbida, sempre gostou de cozinhar em casa, de comer em lugares diferentes, e sonhou em abrir um restaurante. A prática e a vontade duraram 25 anos, até que neste mês de novembro ele inaugurou o “Flor Negra”. O conceito é trazer sensações já conhecidas dos clientes, por meio dos sabores da ‘comida de vó’, mas com toque da cozinha contemporânea e dos ingredientes mais refinados do mercado. “É uma comida que desperta sensações, lembranças, ou até mesmo novos sabores”, explica o proprietário.


O proprietário Julio Valmorbida e a Chef Carol Manhozo (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

E não é mentira. O Flor Negra é um lugar onde é necessário usar os cinco sentidos para ter uma experiência completa. O cliente é, em primeiro lugar, recebido como se fosse realmente um ‘nobre asteca’. Levado até a mesa, ele pode escolher entre um vasto cardápio formado por couvert, entradas, pratos principais e sobremesas, além dos diversos drinks, bebidas, e da carta de vinhos, que traz cerca de cem rótulos.


Couvert (Foto: Olhar Conceito)

Os pães do couvert são feitos pelo padeiro Lúcio Almeida, com fermentação natural. São cinco tipos diferentes, servidos com manteiga de amburana, azeite extra virgem e terrine de porco. Sem estufar - principalmente por causa da fermentação natural – o couvert abre o apetite para as delícias que estão por vir.

O cardápio traz seis opções de entrada, com valor entre R$20 e R$35. Dentre elas, está uma salada de polvo com rúcula, picles de cebola roxa, crocante de mandioca, maionese de leite e mostarda dijon e tomate confit. Enquanto come, o cliente recebe do proprietário a indicação do vinho perfeito para harmonização. Neste caso, um Alsace, vinho branco produzido na peculiar região da França situada entre as margens do Rio Reno e a Cordilheira de Vosges.


Vinho branco de Alsace (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

Outra opção é o creme de mandioca doce com ovo cozido à perfeição em sous vide (cozido à vácuo em temperatura controlada, preservando as propriedades de textura, aroma e sabor), presunto cru, manteiga de tartufa bianco e pão torrado. O creme é servido como se fosse um mingau, com a gema no centro e o pão propositalmente ‘queimado’, para fazer o contraponto com o doce da mandioca.

Segundo a Chef Carol Manhozo, formada em São Paulo e com experiência na cozinha em Dublin, na Irlanda, o grande diferencial é usar ingredientes ‘comuns’ que, misturados, transformam-se em pratos fabulosos. Além disso, o que muda é a forma de prepará-los. Sobre outra entrada, que traz beterraba defumada, queijo de cabra, rúcula e crocante de pão, ela afirma: “Já é diferente porque a beterraba não vem cozida, e sim defumada. Aí com o queijo, a rúcula e o pão já se torna algo novo”.

A mistura do tradicional e o contemporâneo está também nos pratos principais. O ‘carro chefe’ da casa traz ingredientes utilizados pela avó de Julio, mas o resultado no prato é uma obra de arte: barriga de porco, mousseline de batata, picles de cebola, couve desidratada e molho de funghi porcini. A carne do suíno é tão macia que quase desmancha na boca, e a couve desidratada é capaz de agradar até mesmo quem não é acostumado a comer folhas. Segundo Júlio, este tem sido o prato mais pedido e tende a permanecer por muito tempo no cardápio: “Para fazer essa barriga de porco são três dias de preparo. Usamos na nossa cozinha o que tem de mais moderno para chegar ao ponto perfeito”.


Filé mignon empanado (Foto: Olhar Conceito)

Para quem prefere carne bovina, há a opção de filé mignon empanado (Natural Beef) sobre ervas maçaricadas, purê de batata com ciboulette e queijo parmeggiano reggiano. As ervas chegam à mesa ainda em chamas para deixar o sabor de defumado, e o queijo tem uma consistência crocante, que contrasta com a maciez da carne.

Depois de passar pelas três etapas do cardápio, o cliente mais apressado pode dar-se por satisfeito. No entanto, vale a pena experimentar os doces para finalizar o ciclo. O que dá nome ao restaurante, “Flor Negra”, foi criado pela filha de Julio, e traz uma combinação de três mousses, servidos com uma compota de frutas vermelhas e calda de baunilha. Em formato de flor, o doce chega desenhado e acompanhado de uma porção de chocolate belga.


Flor Negra (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

O clássico tiramisu, sobremesa italiana que leva café, conhaque, chocolate belga, pão de ló e creme de mascarpone, é servido desconstruído e salpicado de chocolate em pó. Há, ainda, mais duas opções: crème brulèe e pêra cozida no suco de tangerina, servida com sorbet de pêra.

A experiência no Flor Negra, que abre apenas para jantar de terça a sábado, é de padrão internacional. “Eu quero que a pessoa venha aqui e coma algo que a faça lembrar do que comeu em outra cidade, em outro país, na casa da sua avó, ou algo que ela nunca experimentou. O importante é a sensação”, afirma Julio.

Além da comida, a noite se completa com a boa música – que, por ser adequada, não marca e não é a protagonista da noite – o bom atendimento, e a despedida já com vontade de retornar. O restaurante fica na Avenida São Sebastião, 2873.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet