Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

mais de 18 mil documentos

Novo site do Arquivo Público Estadual disponibiliza memórias de Mato Grosso online

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Novo site do Arquivo Público Estadual disponibiliza memórias de Mato Grosso online
A partir de agora, aqueles que precisarem realizar pesquisas no Arquivo Público Estadual poderão fazer pela internet pelo novo site. O Governo do Estado realizou a digitalização de mais de 18 mil documentos históricos que só podiam ser consultados através de visita ao local. Também está disponível uma exposição fotográfica sobre a educação do Estado na primeira metade do século XX.

Leia mais:
Exposição de Manoel de Barros, incentivo à doação de sangue e muito mais na programação especial do Ganha Tempo
Artista japonês que presenciou os ataques à Nagazaki oferece aulas de pintura em tela

Através da implementação da Política de Gestão de Documentos e da preservação da memória, A Secretaria de Estado de Gestão realizou diversas ações no ano de 2015 com o objetivo de garantir o acesso à informação e transparência da gestão.

Uma das principais ações foi a digitalização de 2.506 inventários revisados de revistas e jornais, além de catálogos do acervo do período colonial, que estão sendo disponibilizados no novo site do Arquivo Público. “Ações como esta garantem a preservação da história do nosso estado”, afirmou o secretário de Gestão, Julio Modesto.

A criação do novo site do Arquivo Público Estadual tem o intuito de divulgar a memória histórica de Mato Grosso e facilitar o acesso a documentos e informações, garantindo o direito dos cidadãos, pesquisadores acadêmicos, estudantes universitários, do ensino fundamental e médio, a memória familiar, institucional e regional.

No site também está disponível a Exposição Virtual “Educação em Mato Grosso na primeira metade do século XX”, com um total de 60 fotografias, além de 18.751 documentos históricos digitalizados. Entre estes, 17 são catálogos do Período Colonial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet