Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

combate ao racismo

Núcleo de estudos da UNEMAT conquista prêmio nacional pela busca do fim das desigualdes

Foto: Reprodução

Núcleo de estudos da UNEMAT conquista prêmio nacional pela busca do fim das desigualdes
O NEGRA, Núcleo de Estudos sobre Educação, gênero, raça e alteridade da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), recebeu nesta quarta-feira (25) um prêmio dedicado a iniciativas que buscam superar as desigualdades raciais e sociais. O Prêmio Camélia da Liberdade” tem patrocínio da Petrobrás e leva o nome da flor símbolo dos abolicionistas cariocas.

Leia mais:
Secretário-adjunto é o novo presidente do Fórum Mato-grossense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura
Em comemoração ao aniversário de Cuiabá, Prefeitura incentiva produção de poemas, desenhos e dança

A categoria em que o núcleo foi premiado foi a ‘Experiências Educacionais’, que também reconheceu o Pré-vestibular quilombola – Bahia; o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); o Grupo de Estudos Abroamazônico da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal de Santa Catarina.

Além desta, existem também as categorias Personalidades; Veículos de Comunicação; Órgãos Governamentais; e Instituições Públicas na premiação.

O Negra, núcleo premiado da UNEMAT, promove projetos de ensino, pesquisa e extensão baseados em temáticas Étnico-Raciais desde 2005. O coordenador Paulo Alberto dos Santos Vieira, também professor de Ciências Contábeis e do programa de pós-graduação em Educação da Unemat (campus de Cáceres), é doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e esteve na casa de espetáculos Vivo Rio, no Rio de Janeiro, para receber o prêmio.

“Esta premiação nacional representa o reconhecimento de um vasto trabalho que envolve várias ações. É o resultado do combate ao racismo institucional; a implementação de ações nos termos da Lei 10.639 de 2003; a promoção da igualdade racial e de gênero; a defesa das políticas afirmativas da população negra; e não poderia deixar de citar as cotas para negros oferecidas pela Unemat”, afirmou Paulo.

O objetivo do prêmio é incentivar empresas, universidades, governos, instituições públicas e veículos de comunicação a desenvolver projetos de Ações Afirmativas, de valorização da diversidade e inclusão étnica nos seus quadros. Além disso, que ao longo do ano demonstrem compromissos concretos com a inclusão dos afrodescendentes na sociedade brasileira. O Camélia da liberdade destina-se também a personalidades cujas trajetórias estejam vinculadas à luta pela promoção e valorização dos elementos da cultura e identidade negra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet