Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

não perca

Núcleo que estuda raízes do samba se apresenta nesta quinta no Chorinho

Foto: Reprodução

Núcleo que estuda raízes do samba se apresenta nesta quinta no Chorinho
O núcleo de samba Cupinzeiro se apresenta na próxima quinta-feira (27) no Chorinho, Choros e Serestas. O projeto foi criado em 2001 na cidade de Campinhas (São Paulo) para promover a pesquisa e a criação ligadas ao universo do samba.

Leia mais: Black Friday começa nesta sexta-feira com até 70% de desconto em algumas lojas de Cuiabá

Na última terça-feira (25), o grupo promoveu uma oficina de samba com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante o Seminário de Educação (Semiedu), e na quinta as pessoas poderão mostrar o que aprenderam, no Chorinho.

O Núcleo possui quatro CDs gravados e já foi ganhou prêmios e participou de editais. Além do grupo musical, o núcleo também desenvolve outras atividades como oficinas, bloco de carnaval de rua, grupo de estudos, projetos integrados com outras áreas como trilhas para teatro e cinema.

Experiência Cultural na Roda

A roda de samba do Cupinzeiro apresenta público a experiência de pesquisa e criação realizada em 13 anos de trajetória, através dos quais o núcleo fez um mergulho no universo do samba tradicional brasileiro.

Além das composições próprias, estão no repertório das rodas compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Geraldo Filme, Paulinho da Viola, Candeia e muitos outros.

Os compositores têm suas obras e interpretações revisitadas em arranjos cuidadosos, mantendo os códigos específicos da tradição do samba em uma formação que permite muitos recursos: violão de 6, violão de 7, cavaquinho, pandeiro, percussão, sanfona e vozes.

Diferente da apresentação musical, a roda se aproxima mais do público, fazendo com que todos se tornem parte da manifestação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet