Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

veja cardápio

Nutricionista dá dicas aos participantes da Corrida de Reis sobre o que comer antes, durante e depois da prova

Foto: Reprodução

Nutricionista dá dicas aos participantes da Corrida de Reis sobre o que comer antes, durante e depois da prova
A 32ª edição da mais tradicional corrida de rua de Cuiabá, a ‘Corrida de Reis’ acontece neste domingo (10) e vai reunir 15 mil pessoas, dentre atletas e iniciantes. Além dos treinos e da preparação física para a prova, os participantes devem tomar cuidado e prestar atenção na alimentação antes e após a corrida, pois ela pode influenciar o desempenho. A nutricionista das Clínicas Unimed Cuiabá Graciely Navarros explica que a ingestão de carboidratos é importante como fonte de energia.

Para ela, uma alimentação equilibrada é sinônimo de fornecimento de nutrientes para o organismo, por isso, Graciely dá algumas dicas aos corredores:

Leia mais:
A fisioterapia que liberta: Em cima do cavalo, pessoas com deficiência ganham auto-confiança e saúde
Grupo de corrida de Cuiabá faz treino aberto para 32ª Corrida de Reis

- Tenha uma boa noite de sono;
- Não realize a prova em jejum;
- Hidrate-se adequadamente: não só antes e durante a prova. Mantenha-se hidratado o dia todo;
- Não experimente alimentos novos, para evitar reação gastrointestinal adversa;
- Evite excesso de gorduras e alimentos ricos em fibras;
- Evite bebida alcoólica, inclusive no dia que antecede a prova

A nutricionista explica, ainda, que no dia anterior à prova é preciso manter os estoques energéticos cheios: “Os alimentos ricos em carboidratos fornecem energia necessária para estocar glicose muscular e servir de substrato energético durante a prova”, explica.

No dia, também é indicado fazer uma refeição rica em carboidratos e pobre em fibras até uma hora antes de começar a correr, com pães, tapioca, torradas, cuscuz, batata doce ou biscoito de arroz. Sobre a proteína, a nutricionista afirma que pode ser ingerida caso o atleta esteja acostumado a consumir, mas não em excesso. É recomendável evitar ovos, frango, peito de peru, atum, além de leites, derivados e gorduras.

Durante a prova, podem ser ingeridos doces de rápida absorção como doce de amendoim, paçoquinha e pedaços pequenos de rapadura a cada 30 ou 40 minutos após a primeira hora de corrida, se houver necessidade. Para a suplementação, é preciso falar com um nutricionista para a orientação individualizada.

E depois de correr, Graciely recomenda que o participante coma o mais rápido possível (no máximo duas horas após a prova. “Poderá fazer uma alimentação contendo os grupos de carboidratos (pães, torradas, bolos simples e tapioca) combinados com proteína (ovos, queijo branco, peito de peru, frango, carne moída e atum). Se preferir, associe as frutas também”, afirma.

Hidratação

Graciely relembra que a recomendação de ingestão hídrica é de aproximadamente 35ml/kg de peso. “A orientação é consumir 500 ml ao acordar, além disso, 500 ml até uma hora antes da prova e, 15 minutos antes, outros 150 ml. Não se esqueça de se hidratar durante a prova! Fique atento aos postos de hidratação. Poderá também alternar com repositores eletrolíticos ou água de coco em pequenos goles”.

A nutricionita ressalta que é essencial ao atleta ser acompanhado por um profissional nutricionista e educador físico para evitar lesões musculares, perda de massa muscular, fadiga durante o treino e redução do desempenho do corredor.

Confira também uma sugestão de cardápio:


Noite anterior à corrida: Macarrão ao molho sugo com frango grelhado + legumes cozidos. Vale lembrar que é importante aumentar a quantidade de carboidratos na noite anterior à prova, para o fornecimento de energia durante a corrida.

Dia da prova: Pão de forma com azeite de oliva e orégano (poderá aquecer na torradeira) ou tapioca com óleo de coco ou batata doce com óleo de coco + banana com canela.

Pós-prova: Tapioca com ovos ou frango com batata doce ou crepioca com recheio de frango desfiado.

Corrida de Reis

A corrida terá 10 quilômetros, com largada próxima da Ponte Sérgio Mota e chegada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). A primeira largada será da categoria especial, às 7h. Depois largam as mulheres da elite, às 7h15, e às 7h30 é a vez dos homens da elite e categoria geral.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet