Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

teatro da UFMT

'O Quebra Nozes', clássico do ballet, é apresentado por mais de 500 bailarinos nesta semana

Foto: Reprodução

'O Quebra Nozes', clássico do ballet, é apresentado por mais de 500 bailarinos nesta semana
Um clássico do ballet será apresentado no Teatro da UFMT a partir desta quarta (25), até domingo (29), em seis sessões. “O Quebra Nozes”, um dos três ballets criados por Tchaikovsky, será encenado pelos alunos da premiada academia Ópera Ballet. São cerca de 500 alunos distribuídos em cinco elencos, de todas as faixas etárias, e que vão dançar também outras modalidades, como sapateado, jazz e dança de rua.

Leia mais:
Cuiabano é o único do estado a estudar na mais renomada escola de palhaços e investe em arte-educação
'Encontros Possíveis' traz profissionais das artes cênicas de todo o Brasil para evento em Mato Grosso

Esta é a segunda vez que a escola apresenta o espetáculo, que se tornou referência na história da dança clássica: “Além de ter uma história muito bonita, que combina essa época do ano, também foca no público infantil, o que raramente acontece nos clássicos de balé”, afirma a bailarina e coordenadora do espetáculo, Verônica Weber.

Nos últimos anos, a Ópera Ballet focou em trazer apresentações baseadas em filmes da Disney, que mesclavam elementos teatrais com a dança. Desta vez, no entanto, a academia decidiu resgatar o clássico e trazer uma nova abordagem aos alunos e ao público da capital, focada totalmente na dança.

A história contada pelo espetáculo é a de uma menina que, durante o natal, ganha de presente do padrinho (que é mágico) um boneco em forma de quebra nozes. Depois da festa, Clara adormece na sala e seu padrinho faz uma mágica.

Quando a garota acorda, é surpreendida por imensos ratos correndo em volta dela, e vê seu Quebra Nozes lutando para vencer o Rei dos Ratos. Quando vence, ele revela que é um dos aprendizes de Drosselmeyer (padrinho da menina), e está aprisionado. Para se libertar, ele precisa vencer o rei dos ratos e se apaixonar.

O casal então parte para a terra dos doces e é recepcionado pela fada açucarada. Nesse lugar cheio de encantos, eles saboreiam todas as delícias possíveis.

Serviço

O Quebra Nozes
Local: Teatro da UFMT
Dias: 25,26 e 27 (quarta à sexta-feira) às 20h; dia 28 (sábado) às 16h e 20h; e dia 29 (domingo), às 16h.
Ingressos: R$30 – Vendidos na Ópera Ballet até as 16h30 de quarta-feira e na bilheteria do teatro a partir de quinta-feira
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet