Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

por pouco tempo

'O Sal da Terra', documentário sobre a vida de Sebastião Salgado, chega a Cuiabá

Foto: Reprodução

'O Sal da Terra', documentário sobre a vida de Sebastião Salgado, chega a Cuiabá
O documentário ‘O Sal da Terra’, lançado em março de 2015 e que conta a trajetória do fotógrafo Sebastião Salgado, está em exibição no Cinema Pantanal Shopping até quarta-feira (27). Dirigido pelo alemão Wim Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião, o filme foca na história de vida do fotógrafo e em sua última criação, “Gênesis”.

Leia mais:
Ciclo Bergman: "O Rosto" será exibido nesta terça-feira no Sesc Arsenal
Estudantes vencem edital de R$100 mil e fazem documentário sobre grafites da Trincheira Santa Rosa

Salgado nasceu em 1944 em Minas Gerais, único homem numa família de sete irmãs. Cursou economia para agradar o pai, e conseguiu uma bolsa de estudos em Paris, para onde se mudou com a esposa Lélia. Foi dela a primeira câmera fotográfica que ganhou, e que passou a usar integralmente quando desistiu da carreira na Organização Internacional do Café.

Sua vida a partir daí foi dedicada a fotografar a crueldade no mundo. Em preto e branco, retratou guerras, genocídios, a fome, o êxodo, os trabalhadores. Seu último trabalho, Gênesis, foi uma tomada de fôlego para retratar lugares do planeta em que ele ainda estava em seu estado natural, como no início, sem a depredação feita pelo homem.

Além de focar nas fotografias, e de por longos minutos se assemelhar a um ‘slideshow’ com as fotos passando e uma narração ao fundo, o documentário retrata o trabalho de Sebastião e Lélia na fazenda em Minas Gerais, o projeto “Olhos D’água”, que se iniciou depois que o fotógrafo e sua esposa se espantaram com a destruição no local.

‘O Sal da Terra’ foi indicado ao Oscar de melhor documentário, recebeu o Prêmio do Júri na seção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2014 e também o César como melhor documentário. Está em cartaz somente no Pantanal Shopping, e ainda não há informações se ele ficará por mais uma semana. Por enquanto, ele está em exibição até quarta-feira (27), às 14h30 e às 16h45.

Assista ao trailer:



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet