Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

veja quais casarões

Obras para restauração do Centro Histórico começam na próxima semana em Cuiabá

Foto: Foto: Arquivo/Marcos Bergamasco

Obras para restauração do Centro Histórico começam na próxima semana em Cuiabá
A partir da próxima semana já começa a restauração de alguns casarões históricos no centro de Cuiabá. Na tarde da última quinta-feira (10), o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Alberto Machado assinou a ordem de serviço para execução das obras na Casa Procon, Casa Barão de Melgaço, Misc e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Leia mais:
Exposição de carros antigos e limousines chega a Cuiabá; sorteio dará direito a uma voltinha em um dos clássicos
Galeria com conceito de arte digital e acessível é inaugurada em Cuiabá; franquia possui 16 unidades em todo o Brasil

“Nossa capital nunca tinha recebido recursos para revitalização do centro histórico. O prefeito Mauro Mendes, vendo essa necessidade, lutou junto ao Governo Federal por esses recursos. Diante disso, estamos muito felizes com o início das obras. É uma vitória para a cultura e o turismo de Cuiabá”, afirmou o secretário.

Para a revitalização foram encaminhados R$10,5 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desses, 2,5 milhões são para esses primeiros quatro casarões.

“A nossa História passa por esses casarões. Todo esse processo, além de ser um marco, também é uma ponta para a economia da capital. O turismo será mais valorizado, atrairemos novas atrações e com isso a cultura será mais conhecida no âmbito nacional. É a nossa terra em avanço constante,” pontuou José Paulo Traven, secretário adjunto de Cultura.

Apesar do empenho, o secretário adjunto de turismo, Jeferson Moreno, lembrou que é essencial a participação da população: “O projeto é maravilhoso. Toda revitalização trará à capital uma nova “roupagem”. Estamos trabalhando com muito afinco para a melhoria da nossa Cuiabá. Mas precisamos da ajuda da população, principalmente dos que residem aos arredores dos locais que foram contemplados. Que eles abracem o projeto e realizem melhorias em seus estabelecimentos. Contamos com essa parceria”.

Segundo a Assessoria, o engenheiro responsável pelas obras, Nilson José Duarte, explicou: “Vamos manter a originalidade dos lugares para que não perca os traços da história da cidade e de seu povo. Isso é de extrema importância dentro desse segmento”, destacou. Desta forma, serão trocados os pisos, telhados, revestimentos, troca da parte elétrica e hidráulica, além de um reforço estrutural em alguns pontos.

Cinco praças da cidade também receberão obras de revitalização, depois de alguns estudos arqueológicos: Praça da Mandioca, Senhor dos Passos, Caetano de Albuquerque, Alberto Novis e Escadaria do Beco Alto.

A entrega das obras à população está prevista para o mês de abril de 2016.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet