Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

de fevereiro a março

Oficina de documentário em Santo Antônio do Leverger resultará em filme sobre carnaval de rua

Foto: Ivan Belém

Oficina de documentário em Santo Antônio do Leverger resultará em filme sobre carnaval de rua
Na bagagem ela traz uma rica experiência com o audiovisual. Descobriu no cinema uma verdadeira paixão que se desenvolveu em filmes e até em festival. É com toda esta carga cinematográfica que a cineasta Danielle Bertolini ministra a oficina de documentário durante os dias 26 de fevereiro a 4 de março na cidade de Santo Antônio do Leverger (27 km de Cuiabá). A oficina irá resultar em um filme sobre o carnaval de rua do município.

Leia também: Com trabalho exposto em Londres, artista plástico ministra aulas de pintura em Cuiabá

O projeto “Registrando o Carnaval de Rua de Santo Antônio” foi aprovado no edital Microprojetos Pantanal pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), e será ministrado por Bertolini.

O público-alvo são jovens de 16 a 29 anos, residentes de Santo Antônio do Leverger, que terão contato com os fundamentos da sétima arte e irão realizar um documentário curta-metragem que terá estreia realizada no Teatro Municipal de Santo Antônio do Leverger.

O currículo de Bertolini é extenso no audiovisual. Mesmo formada por Jornalismo na PUC de São Paulo em 2001, a cineasta optou pelo caminho do cinema, ao realizar o documentário “Águas Encantadas do Pantanal”, enquanto estagiava na TV PUC-SP.

O filme narra as lendas pantaneiras ao contar histórias dos seres extraordinários que habitam as baias de Siá Mariana e Cachororé. “Considero este filme meu primeiro filho, e ele viajou bastante por festivais dentro e fora do Brasil, alegrou muitas pessoas que não conheciam as histórias de uma região mágica e deslumbrante que é o Pantanal. Depois foi adquirido pelo governo do Estado e distribuído às escolas públicas”, contou.

Bertolini ressalta que no audiovisual pode atuar em diversas áreas como pesquisa, produção, roteiro, edição, direção, textos sobre cinema pela Internet, festivais de cinema. “Meu foco são as imagens, como contar melhor uma história, contribuindo para a divulgação e fortalecimento da cultura e identidade brasileira”, explicou.

Em 2005, criou o Festival de Cinema Feminino “Tudo Sobre Mulheres” que acontece em Chapada dos Guimarães. O projeto foi montado em conjunto com a mãe, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Vera Bertolini, referência no assunto violência contra a mulher.

Enfim, é este amplo e rico currículo que será dividido com os alunos de Santo Antônio do Leverger. Mais informações: oficinacinemamt@gmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet