Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Música

a eterna troca

Orquestra Jovem de Mato Grosso encerra ano com espetáculo entre alunos e professores

Foto: Divulgação

Richard Gonçalves

Richard Gonçalves

Encantar a alma e os ouvidos no último concerto do ano da Orquestra Jovem de Mato Grosso que será realizado neste domingo (15), junto ao coral mirim, no Cine Teatro Cuiabá às 19h. O espetáculo será ainda mais especial devido a troca entre alunos e professores, que protagonizam todos os momentos juntos.

Leia mais: Mais brilho para Cuiabá: marca de cristais mais famosa do mundo inaugura loja na capital

A jovem Jéssica Gubert, aluna da classe de regência orquestral do Ciranda vai conduzir a Orquestra Jovem na abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioachinno Rossini e além dela, estará à frente da Orquestra também, outro aluno, o jovem maestro Niger Ortega, que conduzirá duas peças, com a Orquestra Primeira Ciranda.

Outro personagem especial da história do Ciranda em 2013, o violoncelista Richard Gonçalves, atuará como solista da OJMT tocando o concerto nº 1 de Joseph Haydn para violoncelo e orquestra.

Ao Coral Mirim, está reservado outro grande momento. Sob a direção da maestrina Karoline Bataiolli, na segunda metade do concerto cantará clássicos natalinos, música erudita e grandes obras da música popular.

O presidente do Instituto Ciranda, o maestro Murilo Alves, ressalta que esta é uma grande comemoração. “Trata-se do encerramento de uma primeira temporada de concertos de uma orquestra jovem formada aqui em nossa cidade. Um processo longo, que requer investimentos de toda ordem e que agora se consolida”.

Foram seis programas oficiais, todos com repertórios diferentes que exigiram grande envolvimento e capacidade de realização de todos os integrantes da orquestra.

“Já na primeira temporada recebemos grandes instrumentistas e também uma maestrina como artistas convidados. Para 2014 buscaremos seguir a mesma linha de trabalho na certeza de que cresceremos ainda mais e poderemos continuar oferecendo à comunidade cuiabana além de um grande trabalho social, também um excelente produto cultural”, destaca Murilo.

Saldo de 2013? Mais alunos atendidos, instrumentos adquiridos à custa de parcerias importantes, concertos, recitais, novas orquestras, aprovação do projeto da nova sede pelo Governo Federal, aval do Criança Esperança e a efetivação e criação de novos pólos.

Nova Mutum, João Carro e Água Fria, Campo Verde e agora, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. E assim, o Ciranda está mudando o cenário da música mato-grossense, aproximando a música orquestral, democratizando o acesso a ela.

*Com informações da Assessoria de Imprensa
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet