Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

entrada franca

Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso abre temporada neste sábado

Foto: Ilustração

Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso abre temporada neste sábado
A Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso abre oficialmente sua temporada de concertos neste sábado (16), a partir das 20 horas, no Teatro do Cerrado-Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa. O evento tem entrada gratuita.

A programação, dedicada à música francesa, contará com a estreia de obras dos mato-grossenses Augusto César e Jasson André, jovens compositores e instrumentistas do consagrado quarteto Ciranda Sax, grupo importante da história da música e do saxofone em Mato Grosso. O evento é realizado pelo Instituto Ciranda – Música e Cidadania e conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá.

Destaca-se na programação de hoje a apresentação como solista do violinista Fernando Pereira. Compositores como Maurice Ravel, Gabriel Fauré, Camille-Saint Saëns e Georges Bizet, darão o tom de uma temporada que terá também obras de baluartes da música orquestral como Ludwig Van Beethoven, Alberto Ginastera, Piotr Ilich Tchaikovsky, Heitor Villa Lobos e o emblemático Antonín Dvorák com sua monumental Sinfonia nº 9, a ‘Do Novo Mundo’.

A primeira temporada oficial de concertos foi em 2013, como parte das comemorações pelos 10 anos de atividade do Instituto Ciranda. Considerado o principal grupo musical do instituto, desde esta época a Orquestra Sinfônica Jovem tem se apresentando com frequência em Cuiabá e em várias cidades de Mato Grosso. Por meio da orquestra, o instituto vem realizando há 12 anos um importante trabalho social e cultural. A música, como ferramenta de cidadania, envolve cerca de 1.500 crianças e jovens dos bairros Dom Aquino, Ribeirão do Lipa e São João Del Rei, em Cuiabá; no bairro São Mateus, em Várzea Grande; e nos municípios de Campo Verde, Nova Brasilândia e Rondonópolis.

Séries Especiais

Com sua programação distribuída em séries especiais de concerto homenageando Mato Grosso, além dos concertos da Série Cerrado, a orquestra também se apresenta com repertório diferenciado nas Séries Araguaia, Pantanal e Amazônia. Na Série Amazônia, em especial, tem destaque a rica e extensa programação de música de câmara na qual, grupos instrumentais de música de câmara, formados por alunos e professores do Instituto Ciranda - Música e Cidadania, se apresentam com repertório composto de música tradicional de concerto e também composições e arranjos de música popular.

"Para além do grande resultado social alcançado pelo Instituto Ciranda nos últimos anos, esta orquestra retribui de modo agradecido e em forma de boa música, toda a confiança em nós depositada pela sociedade mato-grossense", ressalta Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda e maestro da Sinfônica Jovem de Mato Grosso.

Este é um momento muito especial para as instituições, já que o lançamento da temporada de concertos vem juntamente com a importante notícia de que, por meio do IPHAN (Instituto do Patrimònio Histórico e Artístico Nacional) e da Prefeitura Municipal de Cuiabá, foi aprovado o projeto de revitalização da Casa de Bem Bem (patrimônio histórico) que se tornará um centro cultural e será referência em escola de música no Estado e que deseja também ser reconhecida nacionalmente.

SERVIÇO

O que: Apresentação Orquestra Sinfônica Jovem de MT

Quando: sábado – 16 de maio

Onde: Teatro do Cerrado – Zulmira Canavarros – Assembleia Legislativa – Cuiabá

Horário: 20 horas

Ingresso: Entrada franca – retirar o ingresso no próprio teatro com uma hora de antecedência

Realização: Instituto Ciranda – Música e Cidadania

As informações são da assessoria de imprensa. Mais detalhes pelos telefones: (65) 3623-1239 / 8402-9723

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet