Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

ao ar livre

Orquestra de MT faz apresentação ao ar livre ao lado de Trio Pescuma, Vanguart e muitos outros

Foto: Reprodução/Protásio de Moraes

Orquestra de MT faz apresentação ao ar livre ao lado de Trio Pescuma, Vanguart e muitos outros
Não é novidade que a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob regência do maestro Leandro Carvalho, encanta o público toda a vez que se apresenta. A notícia espalhou-se e agora os músicos viajam até São Paulo para uma noite especial no Auditório do Ibirapuera, no dia 27 de abril (domingo), às 17 horas.

Leia mais:Lançamento do maior projeto de circulação musical no Brasil acontece nesta terça em Cuiabá

Para aqueles que já tinham marcado a data na agenda, notem que o horário foi alterado por conta de imprevistos na cidade de São Paulo. Nesta apresentação, que acontece ao ar livre, a orquestra divide o palco com o violeiro Roberto Corrêa, o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho, o bandoneonista argentino Carlos Corrales e a banda Vanguart.

O concerto é uma celebração da décima temporada da Orquestra. “A Orquestra do Estado de Mato Grosso abraçou com grande entusiasmo a oportunidade de mostrar seu trabalho em um concerto aberto e gratuito no Auditório Ibirapuera, um dos mais importantes palcos de São Paulo. Estaremos acompanhados de grandes artistas que fizeram parte da nossa história e deram importantes contribuições nesses dez anos de estrada que percorremos até aqui. O repertório será centrado na música de fronteira e revelará ao público paulista a tradição das orquestras típicas, em que instrumentos folclóricos unem-se aos instrumentos clássicos para a criação de uma rica e inusitada sonoridade”, comenta Leandro Carvalho.



De acordo com informações da assessoria, a Orquestra também lançará dois discos na ocasião, ambos pela gravadora Kuarup. O álbum Tango, com participação especial do bandoneonista portenho Carlos Corrales, reúne composições de Astor Piazzolla com arranjos e adaptações inéditas. O outro disco é Calidoscópio, que conta com as participações especiais do violinista italiano Emmanuele Baldini e do violeiro Roberto Corrêa, interpretando recriações dos Prelúdios para violino só de Flausino Vale, escritas por sete dos mais atuantes compositores brasileiros da atualidade: André Mehmari (SP), Dimitri Cervo (RS), Arthur Barbosa (CE), Paulo Aragão (RJ), Rodrigo Bustamante (MG), Danilo Guanais (RN) e o próprio Roberto Corrêa (DF).

Sobre a Orquestra

Em uma década de atividades, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, criada no coração da América Latina, encontrou espaço entre as mais importantes orquestras brasileiras. Quebrou paradigmas da música de concerto ao combinar o repertório tradicional com novas composições e arranjos em que instrumentos da cultura popular mato-grossense - viola de cocho, o mocho e o ganzá -, são utilizados. A bem-sucedida mistura rendeu reconhecimento imediato e estabeleceu uma forte conexão com o público.



A discografia da Orquestra pode ser adquirida pelo site da gravadora Kuarup e as músicas podem ser baixadas individualmente pelo iTunes e similares. A iniciativa do concerto comemorativo da OEMT é do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Auditório Ibirapuera.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet