Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

Concertos Oficiais

Orquestra do Estado de Mato Grosso faz apresentação em Cuiabá neste final de semana

Foto: Reprodução/ Márcio Trevisan

Orquestra do Estado de Mato Grosso faz apresentação em Cuiabá neste final de semana
A Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT), seguindo sua agenda, apresenta-se neste final de semana no Cine Teatro Cuiabá. O espetáculo faz parte dos Concertos Oficiais e será regida pelo maestro Miguel Campos Neto.

Leia mais: 100% Inesquecível: Veja fotos dos stands e confira dicas de como planejar seu evento

O concerto será uma interpretação das peças Serenata, op. 22, do compositor tcheco, Antonin Dvorak e a suíte Havainaise, op. 83, do francês Camille Saint-Saëns. Nesta última, o violinista Oliver Yatsugafo protagoniza a apresentação, dosando virtuosismo e sensibilidade em performances que o referendam como um dos mais talentosos violinistas brasileiros da atualidade.

Para arrematar o repertório, o maestro convidado, regente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Miguel Campos, traz de sua terra natal um grande compositor da música paraense, o maestro Waldemar Henrique.
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação, o primeiro momento é marcado pela execução da Serenata, op. 22, do compositor tcheco, Antonin Dvorak.  Na sequência a orquestra exibe a suíte Havainaise, op. 83, do francês Camille Saint-Saëns. Baseada na habanera cubana, a peça escrita em 1887, mostra a influência que tinha à época, a música latino americana sob os franceses. Fechando o concerto, a OEMT apresenta uma suíte com temas do compositor paraense Waldemar Henrique, especialmente adaptada pelo maestro Miguel Campos Neto para este concerto.

Jovem expressão da regência, o maestro convidado está à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Além de encomendar anualmente criações inéditas de outros compositores brasileiros da contemporaneidade, é prática da direção artística da OEMT - que tem a assinatura do maestro Leandro Carvalho - fazer convites a outros maestros.
 
Sobre o convite, o maestro se mostra entusiasmado. “Fiquei feliz e honrado. Sou um maestro ainda em início de carreira e nesse meio as oportunidades às vezes demoram a surgir, ou são escassas. Sendo assim acho importante orquestras e maestros titulares convidarem maestros jovens e em início de carreira, não apenas os consagrados. Eu tento fazer a mesma coisa em Belém”.
 
Serviço

Orquestra do Estado de Mato Grosso - Concertos Oficiais
Data: Sábado (20) e Domingo (21)
Horário: 20h no sábado e 19h no domingo
Local: Cine Teatro Cuiabá

Ingressos
 
Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá ou pelo site www.ingresso.com e custam R$10 e R$5. Para mais informações, visite o site da orquestra www.orquestra.mt.gov.br ou ligue (65) 3027-1824.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet