Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

aldeia Vila Nova Barbecho

Orquestra do Povo Chiquitano busca ajuda para gravar CD e DVD

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Orquestra do Povo Chiquitano busca ajuda para gravar CD e DVD
A Orquestra de Violinos do Povo Chiquitano, da aldeia Vila Nova Barbecho, foi criada em 2009 e agora busca recursos para gravar e lançar seu primeiro CD e DVD. O grupo, formado por jovens e crianças da aldeia, tem 15 integrantes que tocam diferentes instrumentos e o professor (maestro) Lorgio Alvarez Pereira.

Leia mais:
Orquesta Sinfônica Jovem se apresenta nesta terça-feira no teatro da ALMT
Evento traz compositores mato-grossenses para show intimista em homenagem ao dia da música

O maestro é bilíngue. Chiquitano natural de Santa Ana, na Bolívia, ele se desloca quinzenalmente para ensinar os novos músicos. Os instrumentos utilizados na orquestra são violinos, violoncelo, violão, viola, caixa e bombo.

Recentemente os moradores da aldeia elaboraram um plano de negócios e criaram um canal de comunicação, modelo de contrato e um projeto comercial para aumentar a visibilidade do grupo. Seu objetivo é que a Orquestra dê continuidade ao trabalho, traga renda para os envolvidos e apresente o povo Chiquitano e seu modo de vida.

Luis Alberto Pereira, um dos consultores que foi a campo para a capitação, percebeu importância da Orquestra para os Chiquitano de Vila Nova Barbecho: "A música marca o compasso da vida Chiquitana, ela está atravessada por sua cultura, por relações de poderes dos fazendeiros locais (que a todo o momento ameaçam), para inspiração na resistência de sua luta, feita artesanalmente por seus membros, ela concebe a vida Chiquitana e exprime sua essência", afirmou.

Músicas

A Orquestra tem em seu repertório dez músicas de estilos variados com composições barrocas, clássicas e músicas chiquitanas. Cada apresentação tem duração média de 40 a 60 minutos.

Segundo Soilo Urupe, articulador e pesquisador do Projeto Territórios Criativos e membro da equipe da Orquestra, os instrumentos utilizados são "tradicionais para reforçar nossa identidade e cultura. Uma vez que não é uma Orquestra Chiquitano, mas sim ‘a’ Orquestra Chiquitano, pois está diretamente ligada nas nossas relações tradicionais e culturais".
Para a gravação do CD e do DVD, o grupo busca parceiros que desejem realizar o investimento financeiro através de patrocínio ou empresas interessadas na parceria.

Soilo afirma que o próximo passo será se reunir com a equipe que foi formada durante a consultoria do Projeto Territórios Criativos para promover o que for necessário:"Pensar bem a função de cada membro, em seguida fechar as negociações que já estão em andamento, e provavelmente teremos uma apresentação em setembro. Essa será a primeira apresentação fora após formar esse grupo administrativo”, afirma.

“Gostaríamos também de trocar informações com outro Maestro, para nos ajudar melhor nas questões artísticas e técnicas para gravação do CD e DVD. Precisamos que o Projeto Territórios Criativos Indígenas nos dê suporte e apoio para que todas essas ações sejam concretizadas”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet