Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

deu no the guardian

Os 10 instrumentos musicais mais estranhos englobam um piano de gatos, gelo e até caverna

Foto: Reprodução

O Piano de Gatos não chegou a ser construído, mas foi idealizado no século 17

O Piano de Gatos não chegou a ser construído, mas foi idealizado no século 17

O jornal The Guardian separou uma lista com os 10 instrumentos musicais mais estranhos já criados na história da humanidade. E isto inclui: órgãos em cavernas, instrumentos feitos de gelo, uma árvore musical, uma orquestra de vegetais, e pasmem, sim, um piano de gatos. Este último era uma verdadeira crueldade com os animais, mas, nunca chegou a ser efetivamente construído. Mas só pela ideia em si, já vale entrar no ranking. 
Leia tambémUm Brasil colorido é retratado nas telas de Régis Gomes na exposição "Nossa Cultura"

Sem mais delongas, confira a lista completa dos 10 instrumentos musicais mais estranhos:

1 - O Grande Órgão Estalactite


O primeiro instrumento realmente é das cavernas. Isto porque o criador do Grande Órgão Estalactite é Leland W. Sprinkle, um engenheiro eletrônico, que trabalhava no Pentagônio. Sprinkle passou três anos, armado com um pequeno martelo, um diapasão e um ângulo moedor, em busca de sons estalactites (que é as formações rochosas no teto das cavernas) na Caverna Luray em Virgínia nos Estados Unidos. Com a alteração de diferentes sons, o engenheiro conseguiu criar um órgão que pode tocar 37 notas diferentes, que com a reverberação da caverna, acrescenta uma qualidade etérea.

Se você clicar para ouvir uma canção do órgão poderá ouvir o gotejar da caverna.



2 - O Blackpool High Tide Organ

Há apenas alguns exemplos da arte sonora permanente no mundo, e três deles são órgãos de onda -, em San Francisco, Zadar, na Croácia, e Blackpool. Mas é a Blackpool a única que usa tubos de órgão da igreja, através do qual o ar é forçado pelo fluxo e refluxo das ondas. A música depende do vigor do mar. Às vezes, gemidos e suspiros, às vezes se assemelha a uma orquestra preguiçosa de apitos de trem - ou um replay em câmera lenta de um pesadelo gravado.



3 - A estrada que toca Rossini

Do lado de fora da cidade de Lancaster, na Califórnia está uma estrada que toca William Tell Overture Rossini. Sim. É isso mesmo. Uma estrada que toca Rossini. Feito pela Honda, é um pouco como aquelas bandas sonoras que revestem as principais estradas e criam um ruído para os motoristas desviarem - exceto, graças ao espaçamento dos sulcos, isso transforma o estrondo em uma melodia.



4 - Música do Gelo

Terje Isungset é um baterista e compositor norueguês, que faz instrumentos de gelo extraído de lagos congelados por uma motosserra. O seu trompete de gelo dramaticamente para fora e tem um som primitivo, como uma trompa de caça. O xilofone gelo evoca como o tilintar de uma garrafa de vinho vazia de ser atingido com um martelo macio. Qualquer gelo não vai fazer um instrumento: só a estrutura microscópica certa irá criar um belo toque.



5 – O Piano de Gatos
Athanasius Kircher, um jesuíta alemão do século 17, documentou alguns dispositivos fantásticos, incluindo a Katzenklavier ("Piano de Gatos"). Tem um teclado normal em frente de uma linha de gaiolas, cada uma das quais tem um gato preso dentro. Quando uma tecla é pressionada, um prego é conduzido para a cauda de um felino infeliz, que grita naturalmente. Ele foi projetado para chocar os pacientes psiquiátricos e mudar seu comportamento, ao invés de ser algo Monteverdi que poderia ser jogado. Felizmente, não chegou a ser construído.

6 - Aeolus Acústico Pavilhão do vento
Aeolus é um instrumento de 10 toneladas criado pelo artista Luke Jerram. Fios longos esticados de pólos de um grande arco de metal. Cada fio vibra no vento, o som é então amplificado por tubos. O resultado é um som assustador pulsando como uma peça minimalista de música do compositor Steve Reich, em que tons de ir e vir, dependendo do vento.



7 - A música de pedra de Skiddaw

Rainha Victoria ouviu performances de Handel, Mozart e Rossini neste grande xilofone de pedra, que levou 13 anos de Joseph Richardson para construir. Criado em 1827, o instrumento era utilizado para entreter a realeza. A base é feita de pedras conhecidas como ‘hornfels’. A grande litofone reside atualmente no Museu e Galeria de Arte Keswick em Cumbria, onde os visitantes são encorajados a jogá-lo. Algumas pedras tocam lindamente, como um xilofone de madeira, outros fazem mais de uma conversão, como uma garrafa de cerveja que está sendo golpeada com uma vara.



8 - A Árvore que canta e toca

Esta escultura de 3 metros de altura, em que prevalece ventos de oeste que sopram as extremidades dos tubos para gerar sons discordantes e que assombram para acompanhar a vista de Crown Point. Ele foi projetado pelos arquitetos Mike Tonkin e Anna Liu, em 2006, e ganhou um Royal Institute of British Architects.



9 - O relógio à vapor de Gastown

Os Westminster Chimes tocando ‘Big Bem’ é um som familiar. Uma versão ofegante da mesma música é tocada por este relógio nas ruas de Vancouver, com notas criadas por vapor forçado através de assobios. Baseado em um projeto a partir de 1875, os apitos obtém o vapor de tubos subterrâneos que aquecem edifícios. Uma placa anuncia: "O primeiro relógio a vapor do mundo foi criado para a diversão de todos."

10 - A Orquestra Vegetal


Um leque surpreendentemente diversificado de instrumentos musicais pode ser feito a partir de vegetais, incluindo pan-pipes, gravadores e clarinetes feitos de cenouras. Embora estes instrumentos possam levar uma melodia, a maioria deles não conseguem criar um som agradável. Uma notável exceção são os instrumentos criados pela Orquestra Vegetal de Viena, que se apresentam em concertos em todo o mundo - e então, no final, dão ao público sopa de legumes frescos.


 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet