Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

cestinha literária

Os marginais da literatura de Mato Grosso ganham vitrine em sorteio do Olhar Conceito; Participe

Foto: Marianna Marimon

Os marginais da literatura de Mato Grosso ganham vitrine em sorteio do Olhar Conceito; Participe
Eles são os renegados, marginalizados, que muitas vezes possuem uma linguagem urbana, da rua, crua, nua, desnuda. Mas, nem por isso deixam de ser gigantes da literatura e é para desbravar as páginas destes que estão fora das Academias e dos circuitos comerciais, que o Olhar Conceito realiza um sorteio com livros de escritores de Mato Grosso. Ricardo Guilherme Dicke com Deus de Caim é um destes maiores expoentes, apesar de ser exaltado ao tamanho dos maiores por Guimarães Rosa e Hilda Hilst, na sua própria terra, não chegou a receber os louros da sua arte. Mas, deixemos disso e vislumbremos o pouco do que espera ao vencedor do sorteio.

Leia também: Ricardo Guilherme Dicke: um nome que ecoa eterno pela literatura de gigante

São viagens ao eu interno do escritor como em Scarlet e o Branco:

“Desmoronar de mundos
caindo surdos
sem habitantes
e seus passantes.
Aos que me amam: minhas invertebradas certezas”, discorreu a escritora Eliete Borges Lopes, que com maestria perpassou por um universo que revela sua própria essência em meio ao caos de viver. Escritora e poeta de Cuiabá, que precisa ser desvendada pelos leitores da terra.

“temo não sair vivo dessa história
sei que penso demais sem parar mas é assim que sou e fico tentando preencher seu tempo tentando preencher seus vácuos seus intestinos vazios para que você se borre se cague se defeque todo e nada mais seja que uma borra fétida ocupando espaços enormes nas latrinas das praças das lojas dos bares rodoviárias cinemas bibliotecas”, vomita em um fluxo literário o escritor, poeta e multiartista como se intitula o próprio, Eduardo Ferreira do bando Caximir, causador de polêmicas e efervescências culturais, em seu livro “Eunoia”.

Ou então se aventurar pelas quase crônicas dos “Subterfúgios Urbanos” do escritor Wuldson Marcelo que não se atém ao olhar único do escritor e se metamorfoseia em diversas vozes da narrativa que se encontram para traçar um retrato da Cuiabá contemporânea violenta sedenta, em busca de amor e compreensão. As palavras não serão poupadas.

Entre todas as facetas que podem ser desbravadas nesta coletânea informal reunida pelo Olhar Conceito na base da colaboração, em que os autores se desfizeram de algumas obras em troco apenas, de rechear a imaginação dos leitores, podemos vislumbrar a mais negra no eterno Guilherme Dicke.

“Na rede Lázaro. Zumbidos. O irmão morto na rede. O mundo rodeando sua roda indiferente. As moscas voavam lentas e pousavam na cara dele. Não se importava, Lázaro morto, narinas paradas. Todos os telégrafos diziam: Lázaro morreu e vai ser enterrado. Para sempre. Antigamente, diziam, havia a ressurreição. Agora não. Agora a sombra que abandona este reino de sombras, caminha para sempre só, num outro reino de sombras ainda mais solitárias. Só, como um rei perdido, só, sem reinado, na essência redonda da morte. Tão fácil, morrer”, assim se inicia a obra “Deus de Caim” de Dicke.
Sem reinado, sem voz, sem coração. Apenas as palavras que podem permanecer eternas após o corpo se desvencilhar da terra. E um brinde aos marginais que sobrevivem em suas letras mesmo que possam contar apenas com o que vivem em cada um, nas ruas, nos olhares desalentadores.

Compõe a lista dos livros que serão sorteados nesta cestinha literária:

“Deus de Caim” de Ricardo Guilherme Dicke
“Scarlet e o Branco” de Eliete Borges Lopes
“Subterfúgios Urbanos” de Wuldson Marcelo
“Eu nóia” de Eduardo Ferreira
“Matrinchã do Teles Pires” de Luiz Renato
“Bugrinho – que menino é esse?” de Daniela Freire
“8ITO” de Danilo Fochesatto
“É” de Matheus Jacob
“I Love NY” de Teca Machado


Para participar, siga os passos:

1: Curtir a fan Page do Olhar Conceito clicando AQUI

2: Curtir a fan Page do Olhar Direto clicando AQUI

3: Clique em “Quero participar” clicando AQUI

4: Curta e compartilhe publicamente o post da promoção clicando AQUI

O resultado do sorteio será divulgado no dia 26 de março. O ganhador deve buscar os livros na sede do Olhar Conceito, na Av. Lavapés 212, Edifício Goaibeiras Executive Center - 3º andar - Bairro Duque de Caxias - Cuiabá- MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet