Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

filosofia

Palestra “Como viver os mitos” discute a influência dos heróis no cotidiano das pessoas

Foto: Reprodução/Ilustração

Palestra “Como viver os mitos” discute a influência dos heróis no cotidiano das pessoas
Você já se perguntou por que povos que nunca tiveram contato entre si falavam de símbolos parecidos? Ou o que eles queriam dizer com isso? Quais segredos guardavam? Qual o mistério por trás dos símbolos? O que podemos aprender com eles? Será possível, mesmo nos dias atuais, reviver a saga do herói?

Leia mais: Encontro Nacional de Filosofia começa na UFMT com mesas, debate, minicursos e muitas opções culturais

Estes e muitos outros questionamentos serão discutidos na palestra da professora de filosofia da Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão, nesta sexta-feira (30), às 19h30, no auditório da Unic Pantanal.



Especialista em mitologia das tradições ocidentais, orientais e profunda conhecedora de diversas religiões, Lúcia conta que os mitos têm a função de despertar no ser humano os potenciais de imaginação e criatividade. “Inspirados pelos heróis, principais personagens da mitologia, aprendemos a enfrentar a mágica e misteriosa aventura de estarmos vivos”, explica.



De acordo com a professora, ao observarmos a trajetória dos heróis, é possível identificar que as “provas”, como pode ser visto nos “12 trabalhos de Hércules”, “Teseu e o Minotauro” ou no “mito de Rei Arthur”, são muito parecidas com as que o homem vive hoje. Para vencer cada um dos obstáculos, era preciso desenvolver virtudes como a coragem, a vontade, a força e muitas outras, que permitiam ao herói ganhar uma nova ferramenta (experiência) ao término de cada batalha.

Lúcia Helena explica que da mesma forma ocorre com os seres humanos nos dias atuais ao enfrentar as provas do dia a dia. “Para vencer a ansiedade, o medo ou a intolerância, também são necessárias ferramentas alicerçadas em virtudes. Um homem que consegue sobrepor o medo para agir com justiça, age de acordo com a lei, é um herói em dias onde reina o egoísmo. Essa pessoa será capaz de desenvolver inúmeras outras ferramentas que ajudarão a ter uma vida mais plena e realizada”, garante.

Serviço

Palestra “Como viver os mitos”
Local: auditório da Unic Pantana
Data: sexta-feira (30)
Horário: 19h30
Mais informações pelo fone: (65) 2129-9002 /9919-1700 ou no facebook clicando AQUI. www.facebook.com.br/NovaAcropoleCuiaba.




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet