Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Para a páscoa: Chef Eliane Carvalho ensina como fazer ovo folhado de bacalhau

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Para a páscoa: Chef Eliane Carvalho ensina como fazer ovo folhado de bacalhau
Ovo folhado de bacalhau (Páscoa)

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 04 porções



Ingredientes:

04 Postas de lombo de bacalhau dessalgado
04 Batatas médias em rodelas
04 Cebolas fatiadas
04 tomates sem pele em cubinhos
50 g de pimentão amarelo em cubinhos
50 g de pimentão verde cortado em cubinhos
300 ml de azeite
100 g de manteiga
04 Ovos cozidos
200 g de massa folhada congelada laminada
150 g de azeitonas pretas picadas
04 folhas de cebolinha verde
Orégano
Sal
01 pitada de açúcar
Pimenta moída na hora
Cebolinha verde picadinha
Suco de 01 limão
01 0vo para pincelar

Preparo: Retire a massa do congelador. Ferva as postas de bacalhau por alguns minutos. Reserve. Em uma frigideira, coloque ¼ do azeite e doure a cebola fatiada c/ uma pitada de açúcar e uma pitada de sal. Reserve. Retire a pele dos tomates, as sementes, corte em quatro e depois em cubinhos. Em uma panela com ¼ de azeite salteie os cubinhos de tomate e os cubinhos de pimentão colorido. Reserve. Cozinhe as rodelas de batata bem macias. Reserve. Corte as azeitonas pretas. Reserve. Escalde as folhas da cebolinha verde. Reserve.
Faça lascas grandes com as postas do bacalhau, tempere com ¼ de azeite, um pouco de orégano, sal e pimenta verde. Reserve.
Abra a massa folhada bem fina, corte 04 quadrados. No centro de cada quadrado coloque uma porção da cebola caramelizada, uma porção de azeitonas picadas e uma porção de lascas de bacalhau. Junte as bordas da massa dando formato de um ovo de Páscoa e amarre com a cebolinha verde. Deixe gelar por uns 30 minutos, pincele com ovo batido e depois asse em forno pré-aquecido a 180 graus por uns 30 minutos ou até dourar. Salteie as rodelas de batata cozida no azeite, corte cada ovo cozido em 04. Em uma tigelinha, junte o tomate picado c/ os pimentões, cebolinha verde, o restante do azeite, o suco de limão, tempere com sal e pimenta e reserve. Na hora de montar, coloque no centro dos pratos 04 rodelas de batata e 04 fatias de ovo cozido. No centro o ovo de bacalhau, regue com o molhinho e sirva.



Porque escolhi este prato?

Em primeiro lugar por causa da Páscoa, acho um dia lindo demais para deixarmos passar em branco, acho super importante reunir a família nesse dia e preparar algo especial, devemos cultivar nossos valores e tradições. Também há uma certa tradição em se comer bacalhau na Páscoa, então porque não servirmos um bacalhau diferente?

Bacalhau para os povos de língua portuguesa, Stockfish para os anglo-saxônicos; Torsk para os Dinamarqueses; Baccalá para os italianos; Bacalao para os espanhóis; Morue, cabillaud para os franceses; Codfish para os ingleses...não importa em qual língua, o bacalhau é apreciado pelo mundo todo! Sua história é milenar, existem registros de existirem fábricas para processamento do bacalhau na Islândia e na Noruega desde o Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, como não tinham sal secavam ao sol até que perdesse quase a quinta parte do seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira para então ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos. Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e o bacalhau começou a ser salgado e depois seco em rochas para que ficasse melhor conservado.

‘’ Os meus romances, no fundo, são franceses, como eu sou, em quase tudo, um francês – exceto num certo fundo sincero de tristeza lírica que é uma característica portuguesa, num gosto depravado pelo fadinho, r no justo amor do bacalhau de cebolada’’. Eça de Queiroz (carta a Oliveira Martis).

Feliz Páscoa!!!!!

*Receitas e Magias é a coluna gastronômica da chef Eliane Carvalho, proprietária do restaurante Brie Restô, em Cuiabá. Endereço: Rua Presidente Marques, número 35. Telefone: 065 9234-3443
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet