Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Prêmio Fernão Mendes Pinto

Para aproximar países de língua portuguesa,vencedor de prêmio ganhará 8 mil euros; Participe

Foto: Ilustração

Para aproximar países de língua portuguesa,vencedor de prêmio ganhará 8 mil euros; Participe
Muito se tem feito nos últimos anos para aproximar os países de língua portuguesa. Uma destas medidas, um tanto polêmicas, foi a unificação da norma escrita destes mesmo países. Mas uma outra oportunidade que possui o mesmo objetivo, mas é, no entanto, menos criticada e mais popular, é o Prêmio Fernão Mendes Pinto 2014.

Leia mais: Retalhos da década de 80 estão dispostos em livro "Cuiabália" de Hélio Pimentel que será lançado hoje

O período de candidaturas foi aberto pela associação das Universidades Portuguesas (AULP). Este prêmio, atribuído anualmente pela entidade, contempla uma dissertação ou uma tese que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.

O valor do Prêmio Fernão Mendes Pinto é de oito mil euros, concedidos ao vencedor através de uma parceria entre a AULP e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A publicação escolhida passará a ser da responsabilidade do Instituto Camões.

Conforme o regulamento, o trabalho, escrito em português, deve ter sido defendido em 2013. As propostas devem ser inscritas por instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa de países de língua portuguesa, até o dia 31 de julho. Todas as informações relativas ao prémio podem ser acessadas clicando AQUI.

A Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores. São mais de 140 membros dos sete países da língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe) e Macau. A ONG tem como missão facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet