Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

inscrições abertas

Para desbravar o Brasil é preciso entrar no universo da Expedição Langsdorff em Simpósio na UFMT

Foto: Reprodução

Expedição Langsdorff

Expedição Langsdorff

Desbravar o interior do Brasil, e agora trazer tudo isto para o centro de debate é o objetivo do Simpósio Interdisciplinar e Transregional da Expedição Langsdorff (1824-1828) que irá ocorrer de 12 a 15 de março de 2014, no Auditório da Faecc na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e está com inscrições abertas até o dia 12 de março e são limitadas. A programação completa do evento consta nas fotos da galeria desta matéria.

Leia também: Curso "Documentário: do começo ao fim" é gratuito e está com inscrições abertas no SESC Arsenal

A Expedição Langsdorff foi um projeto científico realizado entre 1824 e 1828, com o propósito de esquadrinhar o interior do Brasil. Essa caravana de naturalistas, composta por alemães, russos, franceses e brasileiros, percorreu territórios então considerados pouco visitados pelas ciências modernas, e desenvolveu pesquisas nos mais variados campos das ciências, legando um rico acervo.

O Símpósio Interdisciplinar e Transregional “A Expedição Langsdorff (1824-1828)” se propõe aprofundar na memória desse feito, destacando seu espírito universalista, com o objetivo geral de avaliar a contribuição que deu ao conhecimento do interior do Brasil.

Para tanto, o evento busca abordar esse empreendimento científico como um projeto alicerçado na interação de fatores culturais, políticos, econômicos e ambientais, destacando a personalidade do seu chefe, um naturalista de origem e formação alemã, que agiu no Brasil a serviço da Rússia. Visa-se ainda esboçar algumas linhas reitoras para o estudo do seu acervo documental, tanto escrito como iconográfico.

Estudos zoológicos, estudos botânicos, a paisagem e os recursos naturais, reflexões sobre as relações da expedição no Brasil, o debate europeu sobre as ciências, o acervo iconográfico, a conversação e a divulgação dos diários de Langsdorff, e seu trabalho frente à população de escravos negros do Brasil, serão alguns dos inúmeros temas debatidos durante o simpósio.

O barão George Heinrich von Langsdorff, era médico, botânico, antropólogo, navegador, e foi em 1820, que arquitetou a maior viagem de exploração do Brasil desconhecido. É o desbravador dessas terras do mato grosso. Foi em janeiro de 1827, que a Expedição Langsdorff alcançou Cuiabá. Para desvendar um pouco dessa história que remonta ao passado da terra quente do cerrado, basta se inscrever no simpósio e participar.

Entre em contato com o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) através dos telefones (65) 3615.8473 - 3615.8494 e faça sua inscrição.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet