Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

semana santa

Páscoa sem dinheiro: Aprenda a explicar a situação para as crianças e fazer ovos caseiros

Foto: Reprodução

Páscoa sem dinheiro: Aprenda a explicar a situação para as crianças e fazer ovos caseiros
O preços dos ovos de páscoa tem assustado muita gente. A comparação entre os ovos e as barras de chocolate são comuns nas redes sociais e, apesar de entender a diferença de preço e formato dos dois, muitas pessoas se vêem comprando os ovos mais caros para agradar as crianças. De acordo com a professora de Economia da Unime, Almerinda Gomes, alguns especialistas defendem que a partir dos três anos de idade é possível dar às crianças noções de importância monetária. “É necessário mostrar às crianças que o dinheiro é fruto do trabalho dos pais, que não é algo infinito e, por essa razão, não se pode comprar tudo que se deseja”, afirma.

Leia mais:
Várias opções: Baba de Moça aposta em ovos de colher, tortas e muito mais nesta páscoa
Jornalista e cozinheira troca dietas proteicas para se dedicar aos doces 'a gosto do cliente'

Existem formas de acabar com a frustração das crianças que não ganharem os ovos que esperavam ou, ainda, que não ganharem ovo nenhum. É necessário conversar com os filhos e explicar que é possível fazer referência à Páscoa mesmo sem um ovo específico.

A economista Almerida dá a dica de juntar o dinheiro necessário para a compra de um ovo de ‘marca’ e levar a criança para comprar ingredientes para um ovo caseiro. Ela vai perceber que com a mesma quantia pode produzir muito mais, tanto para ela quanto para outras pessoas que ela queira presentear. “Além de se divertir à beça, ela vai sentir orgulho de sua produção e receber aulas de educação financeira”, relata.

Confira uma receita de ovo de páscoa caseiro, ensinada pelo chef e docente do curso de Gastronomia da UNIC, Justino Moreira Neto:



Ovo de Páscoa Caseiro

Ingredientes

250g chocolate ao leite
250g chocolate meio amargo
1 forma para ovos de páscoa de 500g
1 espátula de silicone /ou colher de pau
1 tigela de vidro/ ou assadeira

Preparo

Coloque a forma para ovo de páscoa, ainda vazia, na geladeira para que fique gelada. Pique os chocolates em pedaços pequenos para facilitar o derretimento e separe-os em três partes iguais. Derreta duas partes do chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. O chocolate não pode ter contato com água ou vapor d’água. Em caso de derretimento utilizando o micro-ondas, redobre a atenção para que o chocolate não queime.

Derreta o chocolate aos poucos e tome cuidado para não esquentá-lo em demasia. (A água do banho-maria deve esquentar, sem ferver. Desligue o fogo para depois começar a derreter o chocolate). Se for fazer no micro-ondas, esquente por 30 segundos, em potencia médio-alta (90). Mexa e, caso necessário, coloque o chocolate por mais 30 segundos.

Mexa constantemente com a espátula de silicone até que o chocolate esfrie e fique brilhante (a temperatura ideal é de 26° - ponha um pouco de chocolate na parte inferior do lábio e sinta morninho). Nesse momento, coloque o chocolate na forma de ovo da páscoa. Recheie os ovos. Molhe as mãos na água gelada, seque-as e coloque o chocolate derretido na forma para ovo de páscoa que estava na geladeira. Pegue-a e vá virando para ocupar todo o espaço da forma. Coloque bastante chocolate e depois vire para que o excesso escorra.

Com uma colher, coloque o chocolate no molde de PVC. Leve à geladeira com o buraco do molde para baixo em bandeja forrada com papel manteiga, para escorrer o excesso do chocolate. Coloque na geladeira por 1 ou 2 minutos e depois volte a colocar outra camada fina de chocolate. Você vai repetir este procedimento quantas vezes forem necessárias para que o chocolate fique na espessura que você desejar. Quando terminar de fazer as camadas, deixe na geladeira por 2 ou 3 minutos ou até que se verifique que o molde ficou opaco. Retire e desenforme. O tempo na geladeira também varia de geladeira para geladeira, por isso, acompanhe o chocolate para que não manche.

Depois desse tempo o ovo se soltará do molde sem precisar fazer pressão na forma.É importante ter cuidado para não deixar a marca de dedos no ovo. Use uma luva para pegá-los. É interessante fazer todo este serviço à noite quando a temperatura da sua cozinha está mais fresca.

Dicas do Chef

O chocolate em barra é facilmente encontrado em distribuidoras de doces ou casas/lojas de produtos culinários para confeitaria/festas. A sugestão é derreter o chocolate meio a meio (em sabores) ou duas partes de chocolate ao leite para uma parte de chocolate amargo. O chocolate amargo tem menos manteiga de cacau. Então ao adicionar chocolate amargo você está na verdade fazendo um ovo com menos manteiga de cacau. Desta forma, seu ovo derreterá com menos facilidade depois de pronto.

Não utilize recheios gelados, pois provocam rachaduras e manchas no chocolate. Não coloque o chocolate no freezer, porque além de congelar ele tira o brilho do ovo.

Recheio – Trufa de Coco

Leve o leite condensado e o coco ao fogo mexendo sempre até engrossar e começar a desgrudar da panela. Deixe esfriar. Depois de frio acrescente o creme de leite e misture bem. Aplique no ovo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet