Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

releitura cênica

Peça de Shakespeare ganha sotaque nordestino com “Sua Incelença, Ricardo III”

Foto: Divulgação

Peça de Shakespeare ganha sotaque nordestino com “Sua Incelença, Ricardo III”
Quando ouvimos aquele amigo ou parente dizer “vamos assistir uma peça de Shakespeare?”, geralmente vamos direto preparar um café. Mas e se a adaptação trouxesse leveza aos complexos textos do bardo? E mais: E se os deixasse com um tom de comédia?

Leia mais: Cheio de novas oportunidades, ator varzea-grandense conta sua experiência no Rio

É isto que propõe o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Baseado no texto “Ricardo III”, a peça “Sua Incelença, Ricardo III” traz a realeza de Shakespeare atrás de um nariz do palhaço, com o sertão nordestino de cenário.

O grupo apresenta-se na capital mato-grossense nesta quarta-feira (07), às 19h30, no Sesi Park, com entrada franca. O espetáculo ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a Inglaterra elisabetana.

Nesta montagem, os Clowns de Shakespeare é dirigido por Gabriel Villela e aterrissa no Centro Oeste, custeado pela Lei de Incentivo à Cultura e pela Petrobras. Em Mato Grosso, já esteve em Alta Floresta e, em Cuiabá, tem produção local do Teatro Mosaico.

Em solo cuiabano, o grupo ainda ministra uma oficina de teatro aos interessados na terça-feira (06), sem custo.

“Sua Incelença, Ricardo III”

Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, “Ricardo III” se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra.

No quesito vilão shakespeariano mais bem acabado e mais fascinante, Ricardo rivaliza com Iago, o vingativo personagem de Otelo. Nesta encenação que marca o encontro do grupo potiguar Clowns de Shakespeare com o encenador mineiro Gabriel Villela, a fábula britânica (e universal) ganha a rua e entra em fricção com o universo picadeiresco da cultura popular nordestina, além de referências do rock inglês contemporâneo, fechando o elo entre Nordeste do Brasil e Inglaterra Elisabetana.

Serviço

Peça “Sua Incelença, Ricardo III”
Data: Quarta-feira (07)
Horário: Às 19h30
Local: Sesi Park
Entrada franca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet