Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

População do Araguaia participa de consulta pública em Nova Xavantina

Mais 200 pessoas de 19 municípios da região do Araguaia compareceram no primeiro encontro para debater a revisão das leis do chamado “CPF da Cultura”, sigla que abrange o Conselho Estadual de Cultura, o Plano Estadual de Cultura e o Fundo Estadual de Fomento à Cultura. A consulta pública foi realizada em Nova Xavantina, nesta segunda-feira (13.04), com participação do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Leandro Carvalho, e do secretário de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura. Eles ouviram e esclareceram a população sobre a proposta de mudança na legislação pela atual gestão.

“A participação popular superou nossas expectativas. Fizemos duas reuniões importantes, que foi a discussão sobre o fomento às festas populares, em especial as quadrilhas do Araguaia, e o debate acerca da proposta de revisão da legislação do marco legal. Participaram prefeitos de nove municípios, Canabrava do Norte, General Carneiro, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte, Serra Nova Dourada, Ribeirão Cascalheira, Araguainha, Araguaiana e Nova Xavantina, além de lideranças municipais, artistas, produtores culturais e cidadãos. Foi um sucesso, ouvimos sugestões e opiniões, apresentamos nossa proposta e esclarecemos dúvidas. A expectativa é que em todos os municípios o debate seja tão rico como foi na região do Araguaia”, destaca Leandro Carvalho.

É o que ressalta também o produtor cultural Aldemar Lima da Silva, que classificou o encontro como “muito produtivo”. Ele enfatizou o fato de ter sido a primeira vez que um secretário da área cultural visitou a região do Araguaia para ouvir a sociedade sobre políticas de estado. “Foi muito esclarecedor e um avanço considerável. Acredito que em breve veremos os resultados dessa discussão, principalmente se pensarmos em mudanças no sistema de atuação do Conselho e na aprovação dos projetos, que passará a ser mais técnica”.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Canabrava do Norte, Valdisson dos Santos Barbosa, também elogiou o ineditismo da iniciativa e destacou a importância dessa aproximação com a gestão estadual. “Foi um ótimo debate, uma reunião de proporção gigantesca, e fiquei muito satisfeito com essa postura da gestão em ouvir. É fundamental ter essa oportunidade de ver artistas, gestores e comunidade opinando sobre a proposta de governo”.

A revisão do marco legal da cultura integra o acordo de resultados firmado para os 100 primeiros dias de gestão. Além do Araguaia, outras regiões serão contempladas com a consulta pública. A próxima será a região Norte, com o encontro em Sorriso, dia 23.04.

É importante que a população participe, seja de forma presencial ou online. Para garantir o acesso à proposta e oportunizar o envolvimento da sociedade, o Governo de Mato Grosso disponibiliza o site www.participacaosocial.mt.gov.br para que o cidadão possa opinar sobre a revisão do marco legal. Basta acessar o endereço, fazer o cadastro, preencher o formulário com as sugestões e enviar. Além disso, o material também está disponível no site da Cultura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet