Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

pós-moderno

Prédio da Academia de Letras ganha novo significado com intervenção artística de Babu 78

Prédio da Academia de Letras ganha novo significado com intervenção artística de Babu 78
Desde que voltou “com tudo”, a Academia Mato-Grossense de Letras (AML) trabalha para dialogar com as novas gerações e agregar para sua história as expressões artísticas do século XXI. Pensando nisto, os prédios tombados como patrimônio histórico continuam preservados, mas os paredões da construção de trás ganham a partir desta quarta-feira (21) novo valor e significado.

Leia mais: AML fará cerimônia de gala para comemorar centenário da expedição Roosevelt-Rondon
Mais de seis mil livros são encontrados em teatro nunca ativado da AML e serão doados

Isto porque, antes com a pintura descascada e de cor neutra, o prédio será preenchido com uma “chuva de letras”, um dos maiores projetos de atualmente dos grafiteiros Babu Seteoito e Amarelo. “Nós escolhemos o Babu e o Amarelo porque o trabalho é reconhecido por muitos e a qualidade é excelente”, disse o presidente da AML, Eduardo Mahon.

Mas, mais que a qualidade, o que realmente chama atenção é a nova forma de expressão artística que agora passa a fazer parte da academia: O grafite. Antes marginalizado, o grafite ainda sofre de preconceito em diversos lugares, mas é reconhecido internacionalmente como forma de arte legítima.

“É um diálogo com o pós-moderno, pois a casa mantém a tradição, mas começa a agregar outras formas de ‘letras’, outras linguagens e expressões. Um jovem que anda por estes quintais e salões vai ver muito do século XXVIII, mas também vai ver o tempo dele. Esse jovem vai poder dizer: ‘estou em casa aqui’”, explicou Mahon.

Como os grafiteiros Babu e Amarelo está trabalhando em sua obra dos paredões da AML sozinho, é algo que vai levar tempo. Aos poucos, no entanto, será possível visualizar a grandiosidade do projeto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet