Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Fomento a cultura

Prêmio Tradições MT quer fortalecer e preservar cultura tradicional e popular do Estado; inscrições até 14 de setembro

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Prêmio Tradições MT quer fortalecer e preservar cultura tradicional e popular do Estado; inscrições até 14 de setembro
Valorizar a cultura do Estado, fortalecendo e preservando as raízes de Mato Grosso. Este é o objetivo do Prêmio Tradições MT, um dos editais lançados pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), para fomentar a cultura “do” e “no” estado.

Leia mais:
Prazo para inscrição no Prêmio Mato Grosso de Literatura é prorrogado
Edital lançado pelo Governo do Estado incentiva produção de histórias em quadrinhos

No total, o prêmio vai conceder apoio a 15 projetos focados na valorização das culturas populares e tradicionais, sendo que no mínimo oito deverão ser oriundos de municípios do interior de Mato Grosso. Serão concedidos R$ 30 mil a cada projeto selecionado, totalizando recursos na ordem de R$ 450 mil.

“A diversidade cultural é um dos grandes patrimônios de Mato Grosso. São muitos universos englobados dentro de nossa área geopolítica que incluem saberes e fazeres tradicionais, incrível multiplicidade linguística, expressões culturais singulares e práticas ancestrais”, afirma o Secretário da Secel, Leandro Carvalho.

De acordo com o edital do Prêmio Tradições MT, os projetos podem envolver rituais, dança e arte popular performática; artesanato popular (pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de expressão plástica); processos próprios de transmissão oral ou escrita de conhecimentos (mitos, histórias e narrativas); ações e trabalhos que fortaleçam as expressões culturais populares e garantam a sua continuidade; atividades de retomada de práticas populares que estão em processo de esquecimento; difusão das manifestações tradicionais além dos limites de suas comunidades de origem; medicina, alimentação e culinária populares; memória e registro como fotografia, gravação de áudio, cinema, vídeo ou outros meios eletrônicos de comunicação voltados à preservação, promoção, visibilidade e reflexão sobre diferentes aspectos das culturas tradicionais; revitalização de espaços voltados à manifestação da cultura tradicional e outras formas de expressão que valorizem mestres e mestras e incentivem os processos de transmissão de saberes entre as diferentes gerações.

A inscrição é feita mediante preenchimento de protocolo, entregue ou enviado pelos Correios à Secel, localizada na avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias, até 14 de setembro, das 08h às 12h e das 14h às 18h, gratuitamente.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-0207 e 3613-0231 ou via e-mail conselhodecultura@secel.mt.gov.br.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet