Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

busca regularização

Primeiro Festival de Pipas em Chapada dos Guimarães chama atenção para parte social do bairro Pôr do Sol

Foto: Reprodução

Primeiro Festival de Pipas em Chapada dos Guimarães chama atenção para parte social do bairro Pôr do Sol
O Primeiro Festival de Pipas do Bairro Pôr Do Sol, em Chapada dos Guimarães, acontece no próximo dia 11 em comemoração ao dia das crianças. Organizado pela Associação de moradores, o evento busca, além de trazer diversão às crianças, chamar a atenção das autoridades para o local.

Leia mais:
Exposição 'O mundo mágico das pipas' começa nesta terça-feira em Cuiabá
Cuiabano decide trabalhar fazendo pipas artesanais e já vende cinco mil por mês

No dia do evento, que acontece das 7h30 às 10h30, haverá brincadeiras e comida gratuitamente para as crianças e, além disso, um concurso que vai premiar as pipas mais bonitas e criativas. Todas as pipas devem ser artesanais. O primeiro lugar do concurso vai ganhar um celular digital, o segundo um Playstation e o terceiro lugar leva uma bicicleta. As inscrições são feitas na hora do evento.

Segundo o presidente da Associação, Adson Souza de Carvalho, a festa é importante principalmente para mostrar o lado social do bairro e chamar atenção do prefeito e dos vereadores. “Nós estamos há três anos em uma briga por regularização fundiária, e espero que esse evento faça com que as autoridades olhem pra cá e nos ajudem a regularizar a situação”, conta.

Entenda

A ‘briga’ na área do Pôr do Sol é antiga. Desde 1990, quando o então prefeito da cidade de Chapada dos Guimarães fez um loteamento e vendeu partes do bairro. Como a área era pública, a venda foi ilegal. Em 2005, então, a irregularidade foi denunciada pelo Ministério Público e os documentos foram cancelados.

“A área voltou a ser de domínio público, e o ex-prefeito Flávio Daltro [PSD] destinou a área para fins sociais, doando para famílias carentes”, explica Adson. “Nós entramos aqui, regularizamos a água, a luz, fizemos a associação, tudo regularizado. Mas aí mudou o prefeito, e o José Neves (PSDB) entrou e não reconheceu o ato, julgando irregular nossa estadia lá”.

A briga ainda corre em justiça, pois após certo tempo descobriu-se que a área não está em nome do domínio público, mas pertence ao Colégio Buriti. Os moradores do bairro entraram com uso capião e continuam morando na área, mas sonham com uma regularização, para que possam morar sem medo.

O Festival de Pipas busca chamar atenção para o assunto. Tudo da festa foi conseguido através de doações, e os organizadores agora só aguardam a presença de todos.

Serviço

1º Festival de Pipas
Dia 11 de outubro, das 7h30 às 10h30
Local: Rua 11QD, 09 Por do Sol
Entrada da Estrada da Água Fria
Chapada Dos Guimarães-MT

Regulamento

Crianças de 02 a 14 anos
Proibido Cerol
Inscrições gratuitas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet