Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

influência lunar

Primeiro encontro de meditação sob a lua cheia acontece nesta sexta-feira em Cuiabá

Foto: Reprodução/ Catraca Livre

Primeiro encontro de meditação sob a lua cheia acontece nesta sexta-feira em Cuiabá
A meditação coletiva durante a lua cheia tem ganhado muitos adeptos em todo o mundo. Acredita-se que, como a lua tem efeito nas marés e em toda a água do planeta, ela também afete corpo humano, que é composto por água em cerca de 70%. Em Cuiabá, esta prática ganha seu primeiro encontro de forma independente nesta sexta-feira (03), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), às 20h.

Leia mais:
Fotógrafo registra a vida em comunidade alternativa que decidiu fugir do sistema

O encontro está sendo organizado por Luciana Hugueney, praticante de yoga e meditação. Ela contou ao Olhar Conceito que, quando morava em São Paulo, costumava participar da meditação de lua cheia da Organização Não Governamental (ONG) Arte de Viver. Quando voltou à Cuiabá, sentiu falta da atividade. “Nós ainda não temos a ONG Arte de Vivier em Cuiabá, mas este é um primeiro passo para que, quem sabe, ela venha para a cidade no futuro”.

O evento que acontece na capital mato-grossense nesta sexta-feira (03) é aberta ao público e gratuita. Não é necessário ter nenhuma experiência prévia com meditação para participar. “Qualquer pessoa que tiver interesse pode ir no dia, levar sua canga ou colchonete, e participar. É uma atividade muito revigorante”, disse Luciana. Ela ainda ressaltou que a meditação na lua cheia não tem vínculo com nenhuma religião. “É uma atividade que pessoas de qualquer religião podem participar”, disse a organizadora do evento.

A meditação da lua cheia em Cuiabá, embora seja um evento independente e sem vínculos com nenhuma organização, acontece simultaneamente com a prática realizada pela ONG Arte de Viver em 20 cidades brasileiras. Veja abaixo como a ONG define a meditação da lua cheia:

"Como a lua tem efeito nas marés e em toda a água do planeta, acredita-se que ela também afete o nosso corpo, que é composto por água em cerca de 70%. Assim, meditar sob a lua cheia pode harmonizar todos os efeitos desse astro sobre o nosso sistema. Além disso, a meditação tem um efeito muito positivo não só para quem a pratica, mas para todo o ambiente ao redor.

A influência da lua pode ser percebida em nossas vidas, de uma forma ou de outra.  Em diferentes culturas no mundo todo – seja em celebrações para invocar boas vibrações para um novo trabalho ou em meditações – os movimentos da lua são levados em consideração.

Essa sabedoria também faz parte da cultura popular brasileira, presente na crença de que as fases da lua podem afetar processos do nosso corpo físico, como o momento do nascimento de bebês e o crescimento dos cabelos, por exemplo. Na Índia, vários festivais - como Ramzan, Guru Purnima e Holi - são celebrados com base nos movimentos da lua.

Antigas escrituras indianas falam sobre os efeitos da lua no nosso corpo. De acordo com o Vishnu Purana, a lua teria influência sobre a glândula pineal, de onde são secretados hormônios vitais para nosso organismo. Na meditação, a lua cheia nos ajuda a atingirmos estados profundos de descanso, a transcendermos a mente e nos conectarmos com nosso universo interior mais facilmente". Saiba mais clicando AQUI.

Serviço

Meditação sob a lua cheia Cuiabá
Dia: Sexta-feira (03)
Horário: 20h
Local: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), próximo à guarita da entrada principal (Av. Fernando Corrêa)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet