Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

História do Papado

Professor de História da UFMT lança livro sobre “Mitos Papais”

Foto: Divulgação

Professor de História da UFMT lança livro sobre “Mitos Papais”
O Professor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Leandro Duarte Rust, lança nesta quinta-feira (21), seu terceiro livro sobre a temática história do papado. O lançamento acontece no Auditório do Bloco Didático da Faculdade de Economia (FE) da UFMT, às 19h30.

Leia mais:
Escritor que morou 12 anos em Cuiabá volta à cidade para lançar seu livro
Caderno H: Cuiabana revela como foi sua última semana em Paris através de notas de viagem

Há 12 anos em pesquisa sobre o tema, o professor Leandro Rust discorre em “Mitos Papais: política e imaginação na História”, sobre cinco dos principais mitos da igreja católica: o reencontro arqueológico com o apóstolo Pedro, a pureza e a corrupção do Cristianismo Primitivo, a salvação pública pela Reforma Gregoriana, a tirania familiar do papa Bórgia e a suspeita da cumplicidade entre a Santa Sé e Hitler.

O Professor Leandro contou ao Olhar Conceito que a obra não discute verdades ideológicas e não retrata segredos, denúncias e teorias da conspiração sobre o Vaticano, ela é uma análise dos fatos a partir do olhar de um historiador. Ele busca com a obra tentar responder perguntas como: qual o papel dos mitos e que tipo de expectativas eles respondem, quais suas funções e para que eles existem.

Leandro afirma que tentou fugir da escrita complexa e acadêmica e que o livro possui uma linguagem simples, sendo quase uma conversa com o leitor. O professor explica que a obra é resultado de um curso de extensão realizado na UFMT em 2013, onde comunidade interna e externa participaram. No curso, dez mitos foram abordados, e cinco foram selecionados para compor o livro.

O livro “Mitos Papais: política e imaginação na História” é o terceiro publicado por Leandro, o primeiro foi “Colunas de São Pedro: a política papal na Idade Média Central” (2011), seguido de “A Reforma Papal” (2013). “Mitos Papais” estará a venda no evento de lançamento desta quinta-feira (21) por R$49. Mais informações sobre o tema AQUI!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet