Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Meio Ambiente

Projeto "Bichos do Pantanal", elogiado por Lenine, abre vaga para coordenador de Educação Ambiental

Foto: Priscilla Silva e Stéfanie Medeiros / Olhar Direto

Lenine em Cáceres (Abril/2014)

Lenine em Cáceres (Abril/2014)

O projeto “Bichos do Pantanal” abriu seleção para a vaga de coordenador de Educação Ambiental. O selecionado atuará em ações de conexão com a natureza, educação ambiental em salas de aula e com a comunidade local, e ações artísticas ligadas ao Programa Rio das Palavras.

Leia mais:
Oficinas de educação ambiental para crianças serão parte do Festival de Pesca em Cáceres
"Eu me reconheço nessas pessoas", disse Lenine sobre projetos sócio-ambientais de Mato Grosso

O Projeto Bichos do Pantanal, que neste ano participou também do Festival Internacional de Pesca de Cáceres com oficinas de educação ambiental, exposição de fotos, teatro e observação de pássaros, é um projeto que atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira.

Além do viés ambiental, o programa também atinge dimensões sociais com atividades de educação ambiental em escolas da região e promoção do desenvolvimento local.

A área de atuação do projeto é o Pantanal, no município de Cáceres, na bacia do Alto Pantanal no rio Paraguai, a 234 quilômetros da capital Cuiabá, no Mato Grosso. A região foco compreende o curso do rio Paraguai, suas margens, campos alagados e comunidades ribeirinhas em toda área.

Um dos admiradores do projeto é o cantor Lenine. Em visita a Mato Grosso em abril deste ano (2014), o cantor se apresentou em um show que faz parte de seu projeto “Encontros sócio-ambientais com Lenine”, que tem como objetivo visitar os 12 pólos onde a Petrobrás patrocina projetos. Falando sobre os que participam de trabalhos como este e abdicam de suas vidas em prol do meio-ambiente e de projetos sociais, Lenine afirmou: “Eu me reconheço nessas pessoas.”






Seleção de candidatos

Os candidatos a vaga de coordenador de Educação ambiental precisam ter disponibilidade de morar no município de Cáceres a partir de julho de 2014, e tempo para viajar para as escolas rurais e outras áreas de atuação com as comunidades locais da região.

É necessário, também, ter experiência comprovada com educação formal, graduação em biologia, pedagogia ou ciências da educação e interesse em trabalhar com jovens e crianças. É desejável especialização em educação ambiental, experiência relevante com salas de aulas e programas ambientais, natureza, organização de projetos e trabalho em equipe.

O selecionado vai coordenar uma equipe de cinco instrutores de educação ambiental do projeto e participar diretamente da realização de atividades artísticas do programa do Projeto Rio das Palavras nas salas de aula. Além dessas funções, os candidatos devem estar aptos para ministrarem palestras sempre que convocados, em eventos locais ou fora do Estado do Mato Grosso.



O selecionado vai também servir de intérprete para os professores, os alunos das escolas participantes (e seus pais), as comunidades locais e os turistas no tocante ao patrimônio natural do Pantanal e outros temas ambientais. Outra função da vaga é ser responsável pela elaboração do material didático do Programa.

A seleção ocorrerá em duas etapas: primeiro a seleção de currículos e depois uma entrevista com os candidatos selecionados. As inscrições estão abertas até o dia 3 de julho. Os pré-selecionados serão listados no SITE. A entrevista final será no dia 11 de julho de 2014.



O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet